Sabendo mais sobre a Ozonioterapia




https://saudenaturalperfeita.files.wordpress.com/2014/05/ozonioterapia_foto.jpg

Estudos recentes mostram que o tratamento por ozonioterapia pode ser usado em mais de 180 tipos diferentes de patologias. Mas por que ele pode ser tão eficaz?

O ozônio tem alto poder oxidante. Isto permite o combate ao envelhecimento das células e do nosso organismo; Além disso, tem o poder de ativar o metabolismo dos glóbulos vermelhos (hemácias), facilitando a passagem das hemácias pelas artérias de pequeno calibre. O poder de modulação do sistema imunológico, liberando protetores celulares e aumentando nossa resistência às doenças.  E por último, tem poder bactericida, fungicida e efeito inativante viral, sendo o método mais seguro e de menor risco no combate a qualquer tipo de infecção.

Pode ser aplicada topicamente com mistura gasosas ou através de soluções, aquosas ou oleosas, pois o ozônio tem a capacidade de dissolver-se nestes veículos.

Um problema é a manutenção da estabilidade do O3 para a manutenção de suas propriedades oxidantes, principalmente quando de trata de mistura gasosa ou da solução fisiológica ozonizada.

http://www.orm.com.br/orm/sgportal/fotos/135334_002.jpg

A aplicação pode ser tópico, subcutâneo, por via muscular, por via ve­nosa e/ou retal e os efeitos podem ser  locais ou sistêmicos.

Dentro da Fisioterapia, há algumas aplicações que pode ajudar os pacientes. Dores musculares de diversas etiologias como fibromialgias, reumatismos e problemas relacionadas ao acúmulo de ácido láctico e redução sub­sequente do pH local, são aliviadas pelo uso do O3.

O uso intra-articular no ombro, joelho, ou articulações da mão, traz importante redução dos fenômenos inflamatórios e marcante melhora funcional nas artralgias traumáticas, infecciosas e degenerativas.

A nível da  da coluna, como as cervicalgias e as lombal­gias (hérnias discais, com ou sem ciatalgias), são tratada com ozonote­rapia por via intradiscal, subcutânea regional ou muscular paravertebral,

Há, em todo o mundo, um esforço na procura de tratamentos mais seguros e menos invasivos para alívio destas patologias. O ozonoterapia desempenha um importante papel no seu tratamento.

A técnica do ozônio medicinal surgiu na Europa, principalmente Alemanha e Itália durante esforços de guerra, onde é realizada há mais de 100 anos e é reconhecida pelo governo da maioria dos países do bloco da comunidade europeia, inclusive Portugal, Espanha e Reino Unido. O crescimento do uso dessa terapia faz com que ela seja cada vez mais estudadas. Ortopedistas de todo o mundo. No Brasil, tramita ainda para aprovação através de um documento, com provas científicas de quase mil páginas, enviado ao Conselho Federal de Medicina pela ABOZ em outubro passado. O esforço para regulamentação da ozonioterapia no Brasil é político e ético, uma vez que a técnica desenvolvida ao longo de todo século XX em várias partes do mundo, não é patenteável e não gera royalties e nem verbas de representação decorrentes da comercialização, o que dificulta na obtenção da referida regulamentação para uso médico junto aos órgãos de representação de classe.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.