Sabendo mais sobre a Ozonioterapia






https://saudenaturalperfeita.files.wordpress.com/2014/05/ozonioterapia_foto.jpg

Estudos recentes mostram que o tratamento por ozonioterapia pode ser usado em mais de 180 tipos diferentes de patologias. Mas por que ele pode ser tão eficaz?

O ozônio tem alto poder oxidante. Isto permite o combate ao envelhecimento das células e do nosso organismo; Além disso, tem o poder de ativar o metabolismo dos glóbulos vermelhos (hemácias), facilitando a passagem das hemácias pelas artérias de pequeno calibre. O poder de modulação do sistema imunológico, liberando protetores celulares e aumentando nossa resistência às doenças.  E por último, tem poder bactericida, fungicida e efeito inativante viral, sendo o método mais seguro e de menor risco no combate a qualquer tipo de infecção.

Pode ser aplicada topicamente com mistura gasosas ou através de soluções, aquosas ou oleosas, pois o ozônio tem a capacidade de dissolver-se nestes veículos.

Um problema é a manutenção da estabilidade do O3 para a manutenção de suas propriedades oxidantes, principalmente quando de trata de mistura gasosa ou da solução fisiológica ozonizada.

http://www.orm.com.br/orm/sgportal/fotos/135334_002.jpg

A aplicação pode ser tópico, subcutâneo, por via muscular, por via ve­nosa e/ou retal e os efeitos podem ser  locais ou sistêmicos.

Dentro da Fisioterapia, há algumas aplicações que pode ajudar os pacientes. Dores musculares de diversas etiologias como fibromialgias, reumatismos e problemas relacionadas ao acúmulo de ácido láctico e redução sub­sequente do pH local, são aliviadas pelo uso do O3.

O uso intra-articular no ombro, joelho, ou articulações da mão, traz importante redução dos fenômenos inflamatórios e marcante melhora funcional nas artralgias traumáticas, infecciosas e degenerativas.

A nível da  da coluna, como as cervicalgias e as lombal­gias (hérnias discais, com ou sem ciatalgias), são tratada com ozonote­rapia por via intradiscal, subcutânea regional ou muscular paravertebral,

Há, em todo o mundo, um esforço na procura de tratamentos mais seguros e menos invasivos para alívio destas patologias. O ozonoterapia desempenha um importante papel no seu tratamento.

A técnica do ozônio medicinal surgiu na Europa, principalmente Alemanha e Itália durante esforços de guerra, onde é realizada há mais de 100 anos e é reconhecida pelo governo da maioria dos países do bloco da comunidade europeia, inclusive Portugal, Espanha e Reino Unido. O crescimento do uso dessa terapia faz com que ela seja cada vez mais estudadas. Ortopedistas de todo o mundo. No Brasil, tramita ainda para aprovação através de um documento, com provas científicas de quase mil páginas, enviado ao Conselho Federal de Medicina pela ABOZ em outubro passado. O esforço para regulamentação da ozonioterapia no Brasil é político e ético, uma vez que a técnica desenvolvida ao longo de todo século XX em várias partes do mundo, não é patenteável e não gera royalties e nem verbas de representação decorrentes da comercialização, o que dificulta na obtenção da referida regulamentação para uso médico junto aos órgãos de representação de classe.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.