Doenças Pulmonares Ocupacionais






http://2.bp.blogspot.com/-3cm1kJY9B70/UVRyMBNNIkI/AAAAAAAACtw/EOwqVjMp2Ms/s1600/pulmao-884x406.jpg
Segundo dados do National Institute for Occupational Safety and Health-NIOSH, EUA, a cada dia, em média, 137 indivíduos morrem devido a doenças relacionadas com o trabalho. A cada 10 segundos, um trabalhador é temporária ou permanentemente incapacitado e, no ano de 1994, estimou-se em US$ 121 bilhões o custo relacionado com as doenças ocupacionais. Dentre essas, as doenças pulmonares ocupacionais estão entre as maiores causas de morbi-mortalidade entre os trabalhadores.
Estima-se em 20 milhões o número de trabalhadores potencialmente expostos ocupacionalmente a agentes desencadeantes de asma ocupacional e de doença pulmonar obstrutiva crônica de causa relacionada com o ambiente de trabalho. Estima-se, também, que 28% dos casos de asma brônquica têm origem ocupacional; 14% dos casos de DPOC são de origem industrial e 5% a 10% do câncer de pulmão esteja relacionado com o trabalho.
No Brasil, estes dados são incompletos, inexistentes ou inconsistentes.
Os índices de prevalência e incidência ainda hoje são alarmantes. A asma ocupacional e as pneumoconioses são as doenças predominantes. Os custos, envolvendo compensações securitárias, indenizações, despesas administrativas, reabilitação profissional, entre outros, são elevados. Nos Estados Unidos, segundo o NIOSH, para o ano 2000, foram despendidos cerca de US$ 140 bilhões com as doenças ocupacionais.
As principais Doenças Pulmonares Ocupacionais :

  • pneumoconioses (fibrogênicas e não fibrogênicas);
  • asma ocupacional;
  • pneumonites por hipersensibilidade;
  • DPOC de origem ocupacional, não tabágica;
  • febre por inalação de fumos, esporos e gases;
  • câncer do pulmão relacionado com a exposição ocupacional.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping