Artroscopia é utilizada para corrigir disfunção na ATM




http://www.msaber.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Curso_Online_Artroscopia_ATM.jpg

Técnica menos invasiva que cirurgia convencional pode eliminar dores de cabeça, dores no ouvido, estalos ao abrir a boca e dificuldades de mastigação, que atingem mais de 10 milhões de brasileiros
A Artroscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva muito utilizada por ortopedistas, se tornou uma grande aliada dos cirurgiões-dentistas. O procedimento é utilizado para corrigir disfunções na ATM (articulação temporo-mandibular), que podem provocar dores de cabeça, dores no ouvido, estalos ao abrir a boca e dificuldades de mastigação. O problema atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.
"De dois anos pra cá, a tecnologia está chegando ao Brasil de forma mais acessível. Os instrumentos podem ser adquiridos de fornecedores diferentes, a custos menores e com isso já está disseminado em vários Estados do país", afirma o presidente do 10º ENNEC - Encontro Norte Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Jean Fialho. O evento vai acontecer entre os dias 5 e 7 de maio, em Manaus.
O procedimento é coberto pelos planos de saúde, ou seja, mais de 70 milhões de brasileiros podem se beneficiar da técnica, que é mais segura do que a cirurgia convencional. "As cirurgias duram de 30 a 40 minutos, provocam menos sangramento e têm um pós-operatório muito mais simples, com menor tempo de internação. Além disso, a resposta ao tratamento é mais rápida", revela Fialho.
O cirurgião buco-maxilo-facial explica que cerca de 5 a 10% das pessoas que sofrem de disfunção da ATM recebem a indicação de tratamento cirúrgico convencional. Os outros 90% são tratados de forma conservadora, por meio de placas ou fisioterapia. Mas pelo menos a metade não responde adequadamente ao tratamento. "Alguns pacientes que fazem tratamento conservador têm bons resultados, mas outros voltam a ter dor e desconforto entre 3 e 4 meses depois. Em muitos casos, o paciente apresenta melhora significativa, mas não conseguimos eliminar uma inflamação crônica ou um comprometimento de cartilagem, por exemplo. A artroscopia é a alternativa ideal para esses casos", explica. "Você consegue melhorar o quadro inflamatório da articulação e eliminar a causa. Diminui o quadro doloroso e depois pode fazer o tratamento conservador de uma forma mais efetiva do que era no passado", conclui.
Disfunção da ATM
De cada dez consultas odontológicas, sete são provocadas pela disfunção da ATM e na maioria dos casos prevalecem as disfunções entre as mulheres. Para cada homem com disfunção de ATM existem nove mulheres, principalmente entre os 30 e 40 anos.
A disfunção da ATM pode ser provocada por tensão no trabalho, stress, uma briga com os pais ou filhos. Os sinais e sintomas são claros: dores na frente dos ouvidos, na cabeça irradiando para região cervical, às vezes muito fortes, estalos ao abrir a boca e dificuldades ao mastigar. A disfunção da ATM pode provocar cansaço, principalmente ao acordar e, em alguns casos, até vertigens ou tontura.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.