Artroscopia é utilizada para corrigir disfunção na ATM






http://www.msaber.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Curso_Online_Artroscopia_ATM.jpg

Técnica menos invasiva que cirurgia convencional pode eliminar dores de cabeça, dores no ouvido, estalos ao abrir a boca e dificuldades de mastigação, que atingem mais de 10 milhões de brasileiros
A Artroscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva muito utilizada por ortopedistas, se tornou uma grande aliada dos cirurgiões-dentistas. O procedimento é utilizado para corrigir disfunções na ATM (articulação temporo-mandibular), que podem provocar dores de cabeça, dores no ouvido, estalos ao abrir a boca e dificuldades de mastigação. O problema atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.
"De dois anos pra cá, a tecnologia está chegando ao Brasil de forma mais acessível. Os instrumentos podem ser adquiridos de fornecedores diferentes, a custos menores e com isso já está disseminado em vários Estados do país", afirma o presidente do 10º ENNEC - Encontro Norte Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Jean Fialho. O evento vai acontecer entre os dias 5 e 7 de maio, em Manaus.
O procedimento é coberto pelos planos de saúde, ou seja, mais de 70 milhões de brasileiros podem se beneficiar da técnica, que é mais segura do que a cirurgia convencional. "As cirurgias duram de 30 a 40 minutos, provocam menos sangramento e têm um pós-operatório muito mais simples, com menor tempo de internação. Além disso, a resposta ao tratamento é mais rápida", revela Fialho.
O cirurgião buco-maxilo-facial explica que cerca de 5 a 10% das pessoas que sofrem de disfunção da ATM recebem a indicação de tratamento cirúrgico convencional. Os outros 90% são tratados de forma conservadora, por meio de placas ou fisioterapia. Mas pelo menos a metade não responde adequadamente ao tratamento. "Alguns pacientes que fazem tratamento conservador têm bons resultados, mas outros voltam a ter dor e desconforto entre 3 e 4 meses depois. Em muitos casos, o paciente apresenta melhora significativa, mas não conseguimos eliminar uma inflamação crônica ou um comprometimento de cartilagem, por exemplo. A artroscopia é a alternativa ideal para esses casos", explica. "Você consegue melhorar o quadro inflamatório da articulação e eliminar a causa. Diminui o quadro doloroso e depois pode fazer o tratamento conservador de uma forma mais efetiva do que era no passado", conclui.
Disfunção da ATM
De cada dez consultas odontológicas, sete são provocadas pela disfunção da ATM e na maioria dos casos prevalecem as disfunções entre as mulheres. Para cada homem com disfunção de ATM existem nove mulheres, principalmente entre os 30 e 40 anos.
A disfunção da ATM pode ser provocada por tensão no trabalho, stress, uma briga com os pais ou filhos. Os sinais e sintomas são claros: dores na frente dos ouvidos, na cabeça irradiando para região cervical, às vezes muito fortes, estalos ao abrir a boca e dificuldades ao mastigar. A disfunção da ATM pode provocar cansaço, principalmente ao acordar e, em alguns casos, até vertigens ou tontura.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.