Aprenda a prevenir dores de coluna na gravidez






 (Foto: Bigstock) 

Exercícios de alongamento e de manutenção postural, como RPG e Pilates, estão liberados para as gestantes. Quando a mulher sente que a barriga cresceu e que "pede" por uma nova postura, expondo mais a região abdominal, o organismo libera hormônios que afrouxam os ligamentos, musculaturas e tendões, gerando dores na região lombar. Os exercícios físicos aliviam as dores e geram tranquilidade na gestação, mas a coluna da gestante precisa de cuidados que variam mês a mês.

Ambiente de trabalho

Grávida que trabalha em pé pode ter mais dor nas costas e pernas inchadas. Movimente-se a todo instante, com pequenas caminhadas durante o trabalho. Gestante que trabalha sentada também precisa de atenção. Mantenha sempre o apoio nas costas e levante-se a cada 30 a 40 minutos para caminhar.

DICAS PARA ALIVIAR

Veja como reduzir as incômodas dores nas costas:

Exercício certo

Para não piorar o quadro de dor nas costas, busque exercícios que não exijam grande aumento da pressão abdominal, ou aqueles que comprimam a barriga, como muita abdominais.


http://portalbebes.net/wp-content/uploads/2015/08/alongamento-para-gestante.jpg

Dormir de lado

Dormir de lado é bom para a gestante e, no terceiro trimestre, é fundamental para o bebê, pois a barriga pode comprimir vasos sanguíneos e interferir no fluxo para o feto.

Sem impacto

Na hora de escolher as atividades físicas, prefira aquelas feitas na água e alongamentos. Elas são as mais recomendadas para amenizar a dor nas costas.

Remédios de menos

Por maior que seja a dor, evite se automedicar. Procure o médico para orientar qual o melhor remédio nesses casos.

Busque apoio

Toda vez que estiver sentada, procure apoiar as costas no encosto da cadeira ou poltrona. Bancos sem encosto sobrecarregam a coluna.

Cálcio sempre

Tanto a mamãe quanto o bebê precisam de muito cálcio durante a gestação. Não se esqueça de sempre incluir alimentos ricos em cálcio, como derivados de leite, na rotina.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.