Aprenda a prevenir dores de coluna na gravidez




 (Foto: Bigstock) 

Exercícios de alongamento e de manutenção postural, como RPG e Pilates, estão liberados para as gestantes. Quando a mulher sente que a barriga cresceu e que "pede" por uma nova postura, expondo mais a região abdominal, o organismo libera hormônios que afrouxam os ligamentos, musculaturas e tendões, gerando dores na região lombar. Os exercícios físicos aliviam as dores e geram tranquilidade na gestação, mas a coluna da gestante precisa de cuidados que variam mês a mês.

Ambiente de trabalho

Grávida que trabalha em pé pode ter mais dor nas costas e pernas inchadas. Movimente-se a todo instante, com pequenas caminhadas durante o trabalho. Gestante que trabalha sentada também precisa de atenção. Mantenha sempre o apoio nas costas e levante-se a cada 30 a 40 minutos para caminhar.

DICAS PARA ALIVIAR

Veja como reduzir as incômodas dores nas costas:

Exercício certo

Para não piorar o quadro de dor nas costas, busque exercícios que não exijam grande aumento da pressão abdominal, ou aqueles que comprimam a barriga, como muita abdominais.


http://portalbebes.net/wp-content/uploads/2015/08/alongamento-para-gestante.jpg

Dormir de lado

Dormir de lado é bom para a gestante e, no terceiro trimestre, é fundamental para o bebê, pois a barriga pode comprimir vasos sanguíneos e interferir no fluxo para o feto.

Sem impacto

Na hora de escolher as atividades físicas, prefira aquelas feitas na água e alongamentos. Elas são as mais recomendadas para amenizar a dor nas costas.

Remédios de menos

Por maior que seja a dor, evite se automedicar. Procure o médico para orientar qual o melhor remédio nesses casos.

Busque apoio

Toda vez que estiver sentada, procure apoiar as costas no encosto da cadeira ou poltrona. Bancos sem encosto sobrecarregam a coluna.

Cálcio sempre

Tanto a mamãe quanto o bebê precisam de muito cálcio durante a gestação. Não se esqueça de sempre incluir alimentos ricos em cálcio, como derivados de leite, na rotina.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.