Bandagem Elástica Funcional e a Tendinite







A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões devido ao esforço ou repetição exagerada. Quando é devidamente tratada, a tendinite tem grandes chances de cura.
Uma das formas que se tem para prevenir e curar, dependendo do tipo de tendinite é o Bandagem Elástica Funcional. Técnica muito usada no esporte, ela pode ser utilizada no cotidiano e ter um bom resultado.

O Bandagem Elástica Funcional é uma técnica específica de aplicação sobre e nas adjacências dos músculos para prover suporte articular, normalizar contrações musculares e auxiliar a circulação. Ao ser colada na pele, por meio do estímulo e da pressão sobre o músculo, a fita seria capaz de ativar ou relaxar a região, dependendo da forma como é colocada.

Ela tem por objetivo modificar a mecânica dos segmentos alterados e/ou não rígidos, proporcionando repouso às estruturas danificadas, reforçando os aspectos com alterações estruturais e/ou fisiológica, melhorando a funcionalidade dos segmentos, recuperando assim, a função deficitária sem anular outras mecânicas naturais vinculadas aos segmentos tratados com as bandagens.

Os sinais de melhora surgem quando o tratamento é iniciado e são caracterizados pelo alívio da dor. Já os sinais de piora são quando a dor aumenta de intensidade, há maior dificuldade para realizar movimentos e um agravamento da falta de força, o que pode indicar que o tratamento não está sendo eficaz, podendo ser necessário adotar outras estratégias.

Portanto, para os profissionais que lidam com tendinite, a bandagem funcional é uma excelente forma de tratamento. Aprender essa técnica. Quer saber mais?



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.