Eletroterapia na Estética Facial






A eletroterapia vem sendo cada vez mais utilizada nos tratamentos estéticos faciais e corporais, sendo até considerada como fundamental por muitos profissionais da área. Por esse fato, é imprescindível o conhecimento pleno das técnicas e sua correta utilização evitando lesões, assim como sua aplicação.

Esse texto tem como objetivo definir as técnicas, no sentido de elucidá-las sem aprofundar detalhes técnicos sobre as mesmas, nem mesmo detalhes de sua aplicação.
O ideal é que as técnicas apresentadas a seguir devem ser utilizadas por profissionais capacitados, ou seja esteticistas, médicos e fisioterapeutas, entre outros profissionais da área da saúde, que tenham em seu currículo matérias básicas, como anatomia, fisiologia e principalmente eletroterapia.


Corrente Galvânica
É uma corrente do tipo contínua e com sentido unidirecional, ou seja, os elétrons caminham num só sentido do pólo negativo para o positivo. São utilizados dois eletrodos, um positivo (vermelho) outro negativo (preto), havendo necessidade de ambos estarem em contato com o cliente fechando o circuito. Com a corrente galvânica são realizadas as seguintes técnicas faciais: · Ionização

· Desincruste

· Eletrolifting ou Galvanopuntura

· Eletrólise ou Eletrocoagulação
Proporciona alguns efeitos fisiológicos no organismo, tais como: · Hiperemia local

· Vasodilatação local

· Elevação da temperatura local

· Elevação do metabolismo

· Otimização da circulação sangüínea

· Analgesia



Ionização
É uma técnica que facilita a penetração das substâncias ativas dos cosméticos através da pele. A química a define como o processo pelo qual um átomo ganha ou perde elétrons transformando-se em íon. Quando ganha torna-se um íon negativo ou ânion e quando perde torna-se positivo ou cátion. A utilização da corrente elétrica "quebra" as moléculas do princípio ativo do produto transformando-as em íons, os quais possuem massa e tamanho menores que a molécula.

Essa dissociação facilita a passagem do produto pela pele, pela membrana celular e pelos folículos pilo-sebáceos, permitindo melhores absorção e penetração. Sabemos que substâncias com cargas iguais se repelem e substâncias com cargas opostas se atraem; o mesmo ocorre entre os íons e os pólos da corrente.

Ionizando o produto com o pólo de mesma carga, estamos provocando uma repulsão entre o produto e o eletrodo e uma atração entre o produto e o organismo, facilitando sua penetração.
Geralmente os produtos utilizados são ampolas nutritivas à base de uréia, colágeno, elastina, extrato placentário, DNA, vitamina C, entre outros.

Além de favorecer a penetração de substâncias nutritivas, também estimula os tecidos promovendo um aumento do metabolismo e melhora da atividade celular. Essa técnica é indicada para tratamentos preventivos de envelhecimento ou involução cutânea ou mesmo para atenuar os sinais do envelhecimento.

Podem ser utilizados os dois eletrodos em esfera, movimentados ao mesmo tempo, ou um esfera e o outro bastonete, ou com e eletrodo caneta, especial para linhas de expressão, e o bastonete.



Desincruste

É uma técnica que utiliza a corrente galvânica para facilitar a retirada do excesso de secreção sebácea da superfície da pele. Geralmente é utilizado um produto com ativos à base de carbonato de sódio, salicilato de sódio ou lauril sulfato de sódio, que possuem características alcalinas.

Esses produtos realizam saponificação ou efeito detergente com os ácidos graxos presentes na secreção sebácea, transformando-o em sabão, o qual é facilmente removível com água. A função da corrente é facilitar a penetração do produto, por isso a polaridade selecionada no aparelho deve ser a mesma do produto, seguindo o mesmo princípio da ionização.

A diferença entre a ionização e desincruste é que este último atinge a camada mais superficial da pele. A aplicação do desincruste deve ser feita principalmente na zona T, ou seja, testa, nariz e queixo.

Os eletrodos que devem ser utilizados são o gancho (jacaré) envolvido por algodão embebido na solução e o bastonete, que a cliente deve segurar durante a aplicação. Essa técnica também tem sido bastante utilizada nos tratamentos capilares para redução da oleosidade nos quadros seborréicos.


Eletrolifting ou Galvanopuntura

É uma técnica que utiliza a corrente galvânica juntamente com uma agulha de 5mm no pólo negativo, com o objetivo de atenuar vincos e linhas de expressão. Não se caracteriza por um método invasivo, pois a agulha atinge apenas a superfície da pele sem aprofundar-se.

Esse método consiste em provocar uma sutil agressão na camada superficial da epiderme, sobre as rugas ou linhas de expressão nas regiões naso-labiais, perioculares, frontal, entre outras, com o intuito de estimular a produção de novas células, de colágeno e elastina e ainda incrementar a nutrição do local, agindo sobre os tecidos que se encontram desnutridos e desvitalizados.

O resultado varia de acordo com a profundidade da ruga, a idade e os cuidados que se tem com a pele. A técnica também pode ser utilizada em estrias, apresentando ótimos resultados.

Para a aplicação, são utilizados os eletrodos bastonete e porta-agulhas e o profissional deve estar especializado neste tratamento.


Eletrólise ou Eletrocoagulação


Também denominada por depilação "definitiva", é uma técnica que utiliza a corrente galvânica e uma agulha metálica de 7mm como um recurso para destruir a raiz do folículo pilo-sebáceo, bloqueando, assim, o crescimento do pêlo. Essa destruição ocorre devido a uma descarga elétrica através da agulha, pois é na raiz que se encontram os nutrientes necessários para o crescimento do pêlo.

Não é um método invasivo pois, a agulha atravessa a epiderme e chega à derme onde atinge a capa germinativa do bulbo e a papila, sem portanto ultrapassá-la. Para localizar o bulbo é necessário o auxílio de uma lupa.
Pode ser utilizada em qualquer região do organismo onde se deseja a eliminação de pêlos indesejáveis tanto da face como do corpo, porém é utilizada com mais freqüência no buço, peito, virilhas e sobrancelhas.

Os eletrodos utilizados são o porta-agulhas, o bastonete e um pedal que libera a passagem da corrente, sendo que esta não passa de forma contínua para o cliente e sim quando o pedal é acionado pelo profissional.
Para a aplicação desta técnica é necessário localizar com precisão o bulbo piloso, sendo imprescindível que o profissional esteja capacitado, tornando a técnica eficaz e sem causar lesões cutâneas.

Embora seja denominada por definitiva, a técnica pode não eliminar por completo o folículo e o pelo pode vir a crescer novamente, porém com muito menos resistência e espessura, facilitando sua retirada posteriormente. Além disso, sabemos que o termo definitivo é muito comprometedor, visto que não existe um método cem por cento definitivo


Microcorrentes


É um tipo de corrente galvânica modificada, modulada em tipos de ondas, com valores de freqüência e com amperagem medida em milionésimos de Ampére (mA). Essas variáveis quando combinadas, efetuarão trabalhos específicos.

O objetivo da técnica é promover a revitalização cutânea, melhorando a flacidez muscular, elasticidade, a viçosidade e o brilho da pele. Isso ocorre devido à formação de um campo bioelétrico natural, que promove revitalização celular. A seleção do tipo da onda se deve a cada etapa de trabalho, ao grau de flacidez e ao estado geral da pele, sendo algumas utilizadas para flacidez mais leves e outras para flacidez mais acentuadas.

Os problemas ocasionados pelo mau funcionamento das vias de intercâmbio em decorrência da má circulação e da disfunção do sistema linfático, ocasionam ineficácia na nutrição e na eliminação de toxinas. Esses aspectos associados a fatores relacionados com o modo de vida do paciente e sua forma individual de utilizar os músculos da face, também refletem no tônus muscular, responsável pelo aspecto viçoso da juventude, ocasionando, por exemplo, o aparecimento de sulcos nasogenianos, linhas de expressão e outras exteriorizações.

A técnica atinge tanto a camada superficial da pele, possibilitando a movimentação dos líquidos intersticiais, como a camada superficial da musculatura facial, estimulando as fibras.

Para o nosso aparelho, o Syncros, orientamos que a técnica seja aplicada em três etapas: na primeira fase o objetivo é promover a movimentação de líquidos, na segunda promover a estimulação muscular e na terceira ionizar um produto com características nutritivas e hidratantes, próprias para revitalização cutânea.

A movimentação dos líquidos proporciona alguns efeitos fisiológicos bastante importantes para a restauração dérmica, tais como:· Elevação da temperatura local

· Formação de hiperemia

· Otimização do metabolismo

· Aumento da síntese de ATP e de colágeno

· Incremento da drenagem

· Desobstrução ganglionar

· Aumento das trocas iônicas intracelulares

· Mobilização de líquidos provenientes das circulações linfática e sangüínea

· Aumento da reabsorção de hematomas, edemas e cicatrização em pós-cirúrgicos


Já na segunda etapa, priorizamos a estimulação da musculatura com movimentação no sentido das fibras, seguindo-as em um mapa anatômico.

A terceira consiste em ionizar um produto cujos benefícios estão diretamente relacionados com o princípio ativo do produto.
Essa técnica representa um avanço significativo em relação aos tratamentos disponíveis até há pouco tempo, uma vez que o equipamento possibilita alcançar melhorias visíveis desde a primeira aplicação.

É certo que essas melhorias são temporárias mas conforme o tratamento vai sendo realizado, os benefícios tornam-se mais duradouros, pois o efeito da corrente continua agindo mesmo após a aplicação. Esses benefícios não são definitivos visto que os efeitos do tempo continuarão a incidir sobre o organismo.

Para a aplicação são utilizados dois eletrodos porta-cotonetes junto com uma solução aquosa, geralmente solução N.M.F., (Natural Moisturizing Factor, fator hidratante sintético semelhante ao encontrado na pele, rico em aminoácidos, lactato e sais), conhecida por Uréia, nas duas primeiras etapas e dois eletrodos em esfera para ionização com algum produto ionizável.


Corrente Farádica

É uma corrente do tipo alternada, ou seja, que muda sua polaridade em um determinado tempo pré-estabelecido, e que realiza uma estimulação muscular por excitação nervosa. Cada estímulo provoca uma contração e em seguida há um período de repouso.

A sucessão de impulsos segue uma determinada ordem denominada freqüência, cuja unidade de medida é Hertz. Traduz o número de impulsos em cada segundo, por exemplo, uma freqüência de 10Hz significa que estão passando dez estímulos em cada segundo.

Esta técnica tem por objetivo proporcionar um trabalho isométrico passivo melhorando o contorno facial e reduzindo o quadro de flacidez muscular com conseqüente melhora da circulação periférica. É aplicada por eletrodos de borracha siliconada e chamex (esponja vegetal) umedecida para facilitar a transmissão da corrente.

Além de estimular a musculatura, a aplicação da corrente farádica promove a otimização do metabolismo e da circulação sangüínea do tecido muscular. A intensidade deve ser ajustada de acordo com a sensibilidade da cliente e o tempo médio de aplicação deve ser em torno de 5 a 10 minutos.

A região a ser estimulada deve seguir o mapa muscular, porém não por pontos motores mas sim por grupos que apresentem maior tendência à flacidez (regiões mentoniana, zigomática, entre outras).


Alta-Frequência

A alta-freqüência é um tipo de corrente de elevada tensão e baixa intensidade que passa de uma peça chamada bobina para os eletrodos de vidro que contém gás nobre. Os gases utilizados são geralmente Neônio ou Argônio. Quando é acionado, emite uma coloração alaranjada, no caso do neônio, ou azulada, no caso do argônio.

Possui ação bactericida sendo muito importante na limpeza de pele; ativadora, vasodilatadora e térmica, que proporcionam melhor absorção de cosméticos nutritivos nos tratamentos de revitalização cutânea, provocando hiperemia e elevação da temperatura local.

Nos tratamentos capilares é importante como um elemento ativador da circulação sangüínea do couro cabeludo acentuando também a penetração de produtos nutritivos pelos folículos pilo-sebáceos, sendo utilizados nos tratamentos antiqueda.
Pode ser utilizado tanto na estética facial, corporal e capilar.

O tempo de utilização depende do local e do tipo da aplicação, geralmente em torno de 3 a 8 minutos. Possui seis tipos diferentes de eletrodos, que variam de acordo com a função a ser desempenhada. São eles: pente, fulgurador, standarts pequeno e grande, forquilha e saturador.

O eletrodo pente é utilizado nos tratamentos capilares para a descontaminação e ativação do couro cabeludo. O fulgurador (cauterizador), é utilizado durante a limpeza de pele, após extrações. Os standarts pequeno e grande (cebolinha e cebolão), são utilizados nos tratamentos faciais.

A forquilha é utilizada após depilações no corpo e também para relaxamento da cervical. Já o saturador (ionizador indireto) é utilizado nos tratamentos faciais e capilares, associado a massagens de tamborilamento, facilitando a penetração de substâncias nutritivas.
Os efeitos fisiológicos que essa técnica possui são:· Bactericida e antisséptico

· Vasodilatador, provocando hiperemia

· Térmico

· Ionização indireta

· Cauterização após extrações de pústulas

· Ativador do metabolismo, utilizado principalmente em tratamentos capilares

· Oxigenante

· Relaxamento da região cervical


Vaporização


É uma técnica que utiliza os princípios do calor através do vapor com o objetivo de provocar emoliência. Pode ser utilizado com o gás ozônio que possui ação bactericida e oxidante, sendo a água um veículo para o gás. O efeito oxidante é no sentido de aumentar o aporte de oxigênio para as células, oxigenando os tecidos.

Promove emoliência devido a uma elevação da temperatura local e vasodilatação periférica, provocando hiperemia e dilatação dos óstios. O conjunto desses efeitos facilita a extração de pápulas, pústulas, miliuns e principalmente comedões.

Para auxiliar e tornar a extração mais eficiente, deve ser utilizado um bom cosmético com características emolientes. O tempo de aplicação deve ser em torno de dez minutos aproximadamente. As indicações terapêuticas são:· Dilatação dos óstios foliculares

· Tratamento de pele acnéica

· Penetração mais rápida de produtos nutritivos e ativos

· Bactericida e oxigenante



Vacuoterapia


É uma técnica bastante utilizada na estética facial e corporal.

O princípio de trabalho é uma sucção sobre a pele através de ventosas de vidro que tem formas e diâmetros diferentes e com diversos valores de sucção, reguláveis por um potenciômetro de acordo com as diferentes funções.

Ocorre mobilização do estrato cutâneo profundo com deslocamento do tecido de sulcos favorecendo a produção de colágeno.
Sua aplicação pode ser realizada quando se pretende atingir os planos mais profundos da pele como nas cicatrizes, tecido fibroso, vincos, linhas de expressão e após intervenções cirúrgicas.

Durante o processo de envelhecimento encontramos algumas alterações, como: · Redução do número de fibroblastos, e conseqüentemente redução da síntese de colágeno, elastina e fibras reticulares

· Disfunções do sistema linfático
Provoca intensa hiperemia em pouco tempo, facilitando a circulação sangüínea e linfática. Suas aplicações na estética facial são:· Extração de comedões, pápulas, pústulas e miliuns, após peeling e emoliência

· Massagem facial modeladora

· Massagem de drenagem linfática, incluindo o pós-operatório

· Ativação de linhas de expressão e vincos, provocando hiperemia e, preparando para ionizar soluções nutritivas e ainda estimulando a produção de colágeno e elastina

· Atuação em tecidos fibrosos e cicatriciais com aderências no sentido de atenuá-las.



Pulverização ou Nebulização

É uma técnica que realiza a pulverização de uma solução aquosa, como loções, tônicos, com baixa pressão e jato difuso.
A pulverização é importante em todos os tipos de pele e pode ser utilizada:

· após um peeling suave ou limpeza profunda da pele, auxiliando na remoção dos resíduos do produto esfoliante utilizado

·
durante o tratamento facial, na revitalização cutânea favorecendo a penetração de loções hidratantes e nutritivas

· após a massagem facial, proporcionando efeito refrescante

· após a máscara facial, facilitando sua remoção


Os efeitos fisiológicos que a pulverização promove estão relacionados com o tipo de princípio ativo contido na solução utilizada sendo, geralmente, bactericida ou fungicida, e com a temperatura e a pressão empregadas tendo, geralmente, efeito descongestionante, e estimulante da circulação sanguínea.


Publicado no dia 09/04/12 e atualizado dia 19/0/2017.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.