O que é a Dor Orofacial e como resolver





O primeiro passo é um bom diagnóstico.

As dores orofaciais  são dores  localizadas na boca e na face. A intensidade da dor , frequência, recorrência e cronicidade possam gerar um fenômeno conhecido como sensibilização  central ou  secundário,  o que torna esta dor difusa e mal localizada e muitas vezes irradiada ao crânio, ao pescoço e mesmo ao tórax  (Siqueira 2001, Bell 2003).

Engloba as condições dolorosas provenientes da face e próprias da área odontológica, incluindo as disfunções de ATM.São altamente prevalente na população em geral e motivo frequente de procura assistencial.

As Disfunções de ATM talvez sejam as principais responsáveis por dores craniofaciais de origem odontológica (Siqueira 2001). Por ser a articulação temporomandibular um órgão dinâmico formado por um grande número  de estruturas internas e externas, não deve ser olhada  isoladamente em relação ao resto do organismo. Esta articulação é uma das mais especializadas e diferenciadas do organismo porque  é capaz de realizar movimentos complexos , está relacionada a praticamente todas as funções do aparelho estomatognático. Funções como mastigação, deglutição, fonação e postura dependem muito da  saúde e estabilidade destas articulações. Portanto qualquer patologia nesta articulação poderá conduzir a uma disfunção de ATM e/ou dor orofacial.

Gostaria de ressaltar que a  dor é um fenômeno complexo e subjetivo que pode ser descrito sob aspectos reais ou potencias de provocar lesão (definição da   IASP = Associação Internacional para o estudo da dor) . O atendimento a pacientes com dor e principalmente orofacial requer  a necessidade de nós, profissionais de saúde, um conhecimento constante sobre   anatomia, fisiologia e aspectos psicológicos do paciente.

Patologias

Obriga o profissional da área de saúde a conhecer o diagnóstico diferencial entre condições e síndromes ou condições que causam dor em região cefálica incluindo a possibilidade de dores referidas (aquelas que não são provenientes daquela região).

As dores orofaciais possuem várias fontes.

Desde uma infecção dentária ,  comumente vista no di-a-dia do cirurgião Dentista, fraturas de côndilo, sensibilidade dentinária ou  até  mesmos em casos mais graves, tumores . É preciso identificar e diagnosticar as várias causas para um correto tratamento, que deverá ser direcionado à sua etiologia. Já ouvi vários relatos de pacientes que se sentem de outro planeta por experimentarem tanta dor.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.