Fisioterapeuta é formado para ser generalista





,http://static.wixstatic.com/media/da4997e838fa4cff90f84a594e8d1fcd.jpg_srz_430_286_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

Se tem uma coisa que nenhum fisioterapeuta tem dúvida quando sai da faculdade é que ele é formado para ser um generalista. Sei que isso tem seus prós e contras.

O Fisioterapeuta possui uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade.

No que se refere à construção da identidade profissional do fisioterapeuta, observa-se a hegemonia no perfil curativo-reabilitador privatista desde a criação da profissão, com o objetivo de reabilitar indivíduos com sequelas de traumas e lesões no sistema musculoesquelético. Esse modelo de formação reabilitadora persistiu durante muitos anos, mesmo com mudanças significativas no perfil epidemiológico da população e na organização do sistema de saúde brasileiro. Não é incomum estudantes relatarem a ideia de que tinham do fisioterapeuta se enquadravam neste perfil.

Porém, a universidade não prepara o profissional apenas para atuar o sistema músculo esquelético. Ela prepara o profissional para ser generalista, ou seja, é apto para exercer em qualquer área. E é por isso que é importante se manter atualizado em todas as áreas da fisioterapia.

Ser fisioterapeuta, portanto, num contexto de complexidade crescente, não é somente dominar técnicas para melhorar patologias, é, sobretudo, contribuir com soluções para os problemas sociais, de uma forma que configure sua identidade na sociedade. O fisioterapeuta deve lembrar que seu paciente não possui somente um determinado distúrbio, mas sim um fenômeno complexo, com múltiplos níveis, inclusive não patológicos, e, como fenômeno, o evento deve ser tratado em toda a sua extensão, de forma humana.

Até a próxima



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.