Fisioterapeuta é formado para ser generalista







,http://static.wixstatic.com/media/da4997e838fa4cff90f84a594e8d1fcd.jpg_srz_430_286_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

Se tem uma coisa que nenhum fisioterapeuta tem dúvida quando sai da faculdade é que ele é formado para ser um generalista. Sei que isso tem seus prós e contras.

O Fisioterapeuta possui uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade.

No que se refere à construção da identidade profissional do fisioterapeuta, observa-se a hegemonia no perfil curativo-reabilitador privatista desde a criação da profissão, com o objetivo de reabilitar indivíduos com sequelas de traumas e lesões no sistema musculoesquelético. Esse modelo de formação reabilitadora persistiu durante muitos anos, mesmo com mudanças significativas no perfil epidemiológico da população e na organização do sistema de saúde brasileiro. Não é incomum estudantes relatarem a ideia de que tinham do fisioterapeuta se enquadravam neste perfil.

Porém, a universidade não prepara o profissional apenas para atuar o sistema músculo esquelético. Ela prepara o profissional para ser generalista, ou seja, é apto para exercer em qualquer área. E é por isso que é importante se manter atualizado em todas as áreas da fisioterapia.

Ser fisioterapeuta, portanto, num contexto de complexidade crescente, não é somente dominar técnicas para melhorar patologias, é, sobretudo, contribuir com soluções para os problemas sociais, de uma forma que configure sua identidade na sociedade. O fisioterapeuta deve lembrar que seu paciente não possui somente um determinado distúrbio, mas sim um fenômeno complexo, com múltiplos níveis, inclusive não patológicos, e, como fenômeno, o evento deve ser tratado em toda a sua extensão, de forma humana.

Até a próxima


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.