Dificuldade de mastigar e disfunção da ATM






Dificuldade para mastigar é um dos sintomas mais comuns de uma disfunção da ATM e frequentemente leva não só a uma perda da qualidade de vida, como também a uma menor absorção de nutrientes. Além disso, há evidências científicas de que à medida que a mastigação vai ficando mais prejudicada, a tolerância à dor diminui e a dor, em si, aumenta.
Mas por quê ocorre a dificuldade de mastigar?
Pessoas que possuem uma disfunção da ATM, em que o disco articular se encontra patologicamente alterado ou mesmo possua algum tipo de alteração  do côndilo, como uma osteoartrite ou uma osteoartrose, terão muita dificuldade de movimentar a mandíbula. Isso ocorre porque, nestas situações,  as estruturas que compõem a ATM perdem a lisura e deixam de deslizar facilmente  umas contra as outras.
Essas alterações estruturais da ATM, irritam os receptores nociceptivos (estruturas neurológicas especializadas em perceber fenômenos nocivos ao organismo) que existem na região e acabam por provocar um grande incômodo ou mesmo a DOR.

Além dessa dor que vem diretamente da irritação da articulação, ocorre também uma outra, muitas vezes chamadas de dor muscular, que ocorre justamente porque o sistema nervoso está tentando fazer os músculos trabalharem mesmo com o problema na ATM, afinal as pessoas continuam precisando movimentar a mandíbula para falar, comer e até mesmo respirar em alguns casos.

Quando não é tratado, o problema pode evoluir para um travamento total da mandíbula ou, em alguns situações, permanecer apenas como um desconforto para mastigar. Entretanto, neste último caso, geralmente é acompanhado de uma dor de cabeça constante, muitas vezes erroneamente atribuída a uma cefaléia tensional, que termina sendo tratada com medicamentos sem, contudo, resolver o problema.

Na imagem acima (uma tomografia de ATM),  pode-se visualizar o côndilo que deveria ser arredondado e liso como o do desenho esquemático, mas que possui um "bico-de-papagaio" (tecnicamente um osteófito), devido a um processo degenerativo. Neste caso, não só a mastigação do paciente estava bastante comprometida como também havia dor de cabeça e dor na face, justamente pela dificuldade dos musculos funcionarem adequadamente.

Ao perceber desconfortos ou mesmo dor ao mastigar, não espere até a sua ATM chegar a um estágio como este acima, onde já começa a ficar difícil de solucionar. Quanto antes procurar um profissional experiente em patologia da ATM, melhor será as chances de ter o problema tratado a tempo.

Fique esperto!

Publicado em 15/05/12 e revisado dia 11/05/17


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.