Pilates nas Patologias do Ombro







A dor é uma sensação perceptiva e subjetiva, de etiologia variada, que proporciona déficit funcional e se causando diminuição da qualidade de vida do ser humano sendo modificada e diferenciada de indivíduo para indivíduo, através da sensibilidade de cada sujeito e as variadas intensidade.

Quando falamos em dor no ombro, é importante ter em mente a estrutura e a ação do Manguito Rotator. O manguito rotador (MR) é o principal grupo muscular responsável pela movimentação do ombro, além de atuar na estabilização e força do mesmo. Esse grupo de músculos escapuloumerais é composto pelo supraespinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular; os quais se unem em um único tendão para então se inserir nos tubérculos do úmero.

Uma vez que esses músculos estabilizadores do ombro não atuam como deveriam, aumenta-se a compressão na articulação, além da dor e tensão muscular.

O Pilates trabalha o recrutamento e fortalecimento da musculatura profunda do ombro. Para que o movimento ocorra com maior controle e sem dor. Além de exercícios posturais que buscam o bom posicionamento e alongamento dos demais músculos.

Trabalha-se também um bom posicionamento das articulações vizinhas (como a coluna cervical e torácica). Porque os músculos estão interligados entre si, por cadeias musculares.  Trabalhando áreas próximas da lesão, acaba contribuindo para diminuir a dor no local da lesão. Posteriormente o fortalecimento sem dor no local da lesão. Para evitar que cargas compressivas, movimentos repetitivos, ou vícios posturais gerem uma nova lesão.

A intervenção do Pilates tem sido muito indicado por especialistas da área da saúde também como parte do tratamento. O método promove a flexibilidade e a força dos músculos necessários para o equilíbrio muscular. E se houver outras patologias associadas, como instabilidades e retrações, o Pilates também os terão como alvo para evitar lesões secundárias e não prejudicar a recuperação da patologia já instalada.

Para o profissional que trabalha com reabilitação, pontuar alguns assuntos é importante para facilitar o tratamento. Na coletânea excelente de pilates tem um livro, que se chama Pilates na Patologia de ombro. Clique no link e dê uma olhada no conteúdo. Pode te ajudar a entender e a trabalhar melhor com o Pilates nas patologias de ombro.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.