Pilates nas Patologias do Ombro





A dor é uma sensação perceptiva e subjetiva, de etiologia variada, que proporciona déficit funcional e se causando diminuição da qualidade de vida do ser humano sendo modificada e diferenciada de indivíduo para indivíduo, através da sensibilidade de cada sujeito e as variadas intensidade.

Quando falamos em dor no ombro, é importante ter em mente a estrutura e a ação do Manguito Rotator. O manguito rotador (MR) é o principal grupo muscular responsável pela movimentação do ombro, além de atuar na estabilização e força do mesmo. Esse grupo de músculos escapuloumerais é composto pelo supraespinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular; os quais se unem em um único tendão para então se inserir nos tubérculos do úmero.

Uma vez que esses músculos estabilizadores do ombro não atuam como deveriam, aumenta-se a compressão na articulação, além da dor e tensão muscular.

O Pilates trabalha o recrutamento e fortalecimento da musculatura profunda do ombro. Para que o movimento ocorra com maior controle e sem dor. Além de exercícios posturais que buscam o bom posicionamento e alongamento dos demais músculos.

Trabalha-se também um bom posicionamento das articulações vizinhas (como a coluna cervical e torácica). Porque os músculos estão interligados entre si, por cadeias musculares.  Trabalhando áreas próximas da lesão, acaba contribuindo para diminuir a dor no local da lesão. Posteriormente o fortalecimento sem dor no local da lesão. Para evitar que cargas compressivas, movimentos repetitivos, ou vícios posturais gerem uma nova lesão.

A intervenção do Pilates tem sido muito indicado por especialistas da área da saúde também como parte do tratamento. O método promove a flexibilidade e a força dos músculos necessários para o equilíbrio muscular. E se houver outras patologias associadas, como instabilidades e retrações, o Pilates também os terão como alvo para evitar lesões secundárias e não prejudicar a recuperação da patologia já instalada.

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.