Exemplos de Alongamento na Ginástica Laboral





A ginástica laboral, nada mais é do que a prática voluntária de fazer atividade física, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no próprio local de trabalho, durante a sua jornada diária, visando melhorar a condição física do trabalhador, com o objetivo de promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas. A ginástica laboral não sobrecarrega nem cansa os colaboradores, pois é leve, com exercícios voltados para o relaxamento do corpo, de curta duração, com certa de 10 a 20 minutos de aula por dia entre os horários de intervalo, geralmente as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde.

Conheça esse Guia Prático de Ginástica Laboral

Um dos exercícios que pode ser usado são os alongamentos. Veja abaixo alguns exemplos descritos:

1) Alongamento de peitoral: Em pé, um individuo fica de costas à frente do outro. O de trás irá "puxar" (me fugiu a palavra agora hehe) para trás pela região do punho, alongando assim o músculo peitoral do individuo que está na frente. A seguir troca-se as posições.

2) Alongamento de flexores de punho: Os dois individuos em pé, um do lado do outro, ombro que está do lado do companheiro em abdução de 90º, MS estendido, punho e dedos em extensão. O outro individuo tbm na mesma posição, encostando a palma da mão com a do colega. A seguir realiza-se com o MS oposto.

3) Alongamento de músculos dorsais: Em pé, um de frente pro outro, de mãos dadas (ou segurando pelos punhos) ambos irão inclinar o tronco para frente, mantendo uma distância entre eles até sentir o alongamento.

Veja mais alongamentos nos esquemas abaixo:

Conheça esse Guia Prático de Ginástica Laboral




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.