Saiba mais sobre a Acupuntura na Dermato-Funcional





A medicina tradicional chinesa concentra-se na observação dos fenômenos da natureza e no estudo e compreensão dos princípios que regem a harmonia nela existentes. Quando há um desequilíbrio energético entre o Yin e o Yang, surge então a doença.

Caso alguma condição interna ou externa bloqueie o fluxo desta energia, que percorre o corpo em canais de energia, também denominados de meridianos, surgem distúrbios que resultam nas mais diversas patologias, dentre elas a formação de rugas, estrias e até celulite.

O recurso da Medicina Tradicional Chinesa mais utilizado no ocidente é a acupuntura, que trabalha nos canais de energia do corpo favorecendo a prevenção e interrupção do processo de adoecimento. A acupuntura é o método terapêutico que se baseia na estimulação de determinados pontos com agulha ou fogo, a fim de restaurar e manter a saúde.

A acupuntura altera a circulação do sangue e a energia dos canais dos órgãos e vísceras, levando o corpo a uma harmonia de matéria e de energia. Esses efeitos agem sobre o sistema nervoso autônomo e central, assim como o sangue, difundindo o QI, os hormônios, provocando reações de analgesia, aumento ou diminuição das funções orgânicas.

Contudo, a adoção de técnicas tradicionais da medicina chinesa, especialmente das técnicas de acupuntura, apesar de estar em amplo crescimento em todo o país, ainda não é largamente difundida de modo geral, e ainda menos no campo da fisioterapia dermato-funcional. Com o reconhecimento dessa "nova" ferramenta e sua ampla disseminação, a sociedade poderá ser beneficiada pela conquista de uma maior efetividade no tratamento, com a redução dos custos e o aumento do bem-estar da população.

Saiba mais sobre a Acupuntura na Estética fazendo esse curso!





Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.