Saiba mais sobre a Ortopedia Funcional dos Maxilares






O objetivo da Ortopedia Funcional dos Maxilares é controlar a dinâmica mandibular e a ancoragem, principalmente sobre elementos como articulações, músculos, mucosa, língua, lábios e dentes. O tratamento pode gerar a necessidade de um grande número de aparelhos ortopédicos  funcionais capazes de mudar a postura.

A identidade essencial da Ortopedia Funcional é a mudança de postura terapêutica através de um contato direto sobre os dentes, sem usar nenhuma interface com as estruturas orofaciais para isso. Os sistemas de ancoragem e os métodos de diagnóstico são específicos e diferentes dos usados na Ortodontia convencional.

Recursos incluídos nos tratamentos ortopédicos podem ser desgastes seletivos para liberar movimentos e as 'pistas diretas planas' feitas em resina sobre os dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite, para o controle da dimensão vertical – que podem até  descruzar mordidas posteriores

Hábitos deletérios, intensos e frequentes, podem prejudicar o fortalecimento da musculatura nessa faixa etária. Antes, o tratamento era indicado exclusivamente para adolescentes. Atualmente, com o progresso da ciência e da multidisciplinaridade, sabe-se que o tratamento pode ser oportuno em qualquer idade, com as devidas e respectivas considerações.

O predomínio do açúcar, gordura, comida pastosa, frituras, entre outros elementos, identificam maus hábitos que podem levar a doenças numa frequência significativa, como diabetes

Dentes tortos demonstram movimentos de dentes inferiores contra superiores e postura mandibular alterada. Essa situação compromete a musculatura envolvida. Dependendo do caso, a Ortopedia Funcional deve ser acionada em caráter multidisciplinar quando incluir doença, trauma e determinantes que afetam o crescimento", comenta a especialista.

Bruxismo

Ato parafuncional diferente da respiração, mastigação, deglutição e fonação, que são funcionais. O bruxismo ocorre frequentemente durante o sono, podendo produzir som audível. Ele é representado por movimento rítmico e involuntário, incluindo ranger e/ou apertar os dentes, provocando desgaste.

O bruxismo é mais frequente na infância e depois vai diminuindo entre seis e doze anos. O ato é mais presente no gênero feminino. A Ortopedia Funcional tem recursos para tratar o bruxismo através de aparelhos que liberam ou bloqueiam movimentos com a preferência de não cobrir as faces oclusais, superfície dos dentes pré-molares e dos molares, e alterando minimamente a dimensão vertical.

Conheça o e-book  que você aprenderá os principais passos da Ortopedia Funcional dos Maxilares. Nele você terá conteúdos que irão ajudar tanto profissionais da área de ortodontia como protéticos.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.