8 formas de atuação da Fisioterapia do Trabalho







Para muitas pessoas o ambiente de trabalho acaba sendo um local de pouco conforme e bastante desgaste emocional e físico, o que pode ocasionar problemas físicos e mentais aos trabalhadores e prejudicar a vida pessoal e profissional.

 A fisioterapia do trabalho é uma área da fisioterapia que atua na prevenção, resgate e manutenção da saúde do trabalhador, abordando diversos aspectos como ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos.

A fisioterapia do trabalho pode avaliar, prevenir e tratar lesões decorrentes das atividades no trabalho.

Algumas atuações do fisioterapeuta do trabalho:

1. Prevenção do desconforto ou queixas músculo-esqueléticas nas atividades laborais;

2. Estudo ergonômico do trabalho, junto à equipe de saúde e segurança do trabalho;

3. Intervenções ergonômicas de correção, conscientização ou sensibilização nas empresas;

4. Palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;

5. Orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores, fora do ambiente de trabalho e nos postos de trabalho durante a execução de suas atividades ocupacionais;

6. Avaliação postural e análise biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;

7. Desenvolvimento de programas de ginástica laboral;

8. Tratamento das patologias ou queixas músculo-esqueléticas, através de ambulatório na empresa ou ambulatório / clínica fora da empresa.

A rigidez articular e muscular fazem parte do cotidiano dos trabalhadores, contribuindo para o surgimento ou agravamento das lesões ocupacionais. As lesões ocupacionais como LER( lesões por esforços repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são responsáveis por um grande número de afastamentos médicos do trabalho, tendo influencia direta na redução da capacidade laborativa dos trabalhadores . A prevenção de lesões osteomusculares e articulares é o fator diferencial para o sucesso das organizações.

Um ambiente de trabalho adaptado ergonomicanente e trabalhadores saudáveis e preparados para as solicitações musculares diárias, refletirão beneficamente no desempenho das empresas e na qualidade de vida de seus trabalhadores.

Portanto, há muitas formas que a Fisioterapia pode atuar na saúde do trabalho. Invista nisso!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.