Reabilitação Cardio-Pulmonar e a Fisioterapia






A reabilitação cardiopulmonar é capaz de agir na prevenção de doenças cardiovasculares e como tratamento não farmacológico de doenças cardiopulmonares já estabelecidas, a fim de melhorar a capacidade funcional, aprimorar sua qualidade de vida e prevenir a recorrência de exacerbações e/ou descompensações.

Nesse cenário, o fisioterapeuta tem papel fundamental em programas de reabilitação cardiopulmonar, com a função de orientar a prática do exercício físico de forma segura e eficaz e exercer o processo educativo, em que o paciente deve ser provido de informações básicas sobre a fisiopatologia de sua doença, relação da doença com atividade física, mecanismos de ação dos fármacos, reformulação dos hábitos alimentares, cessação do tabagismo e controle do estresse. Cabe enfatizar que as evidências científicas dão relevância ao treinamento físico, credenciando-o como a principal intervenção neste processo de reabilitação.

De acordo com as necessidades de cada paciente, o exercício é supervisionado por fisioterapeutas ou profissionais de Educação Física especializados. O programa de exercícios atua na melhora da capacidade cardíaca, pulmonar e musculoesquelética; no controle da pressão arterial; do perfil lipídico (colesterol e triglicérides); na tolerância à glicose (relacionada ao diabetes); no controle ponderal; na saúde mental; na imunidade; e no sono. Há também uma comprovada redução da morbimortalidade associada às doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte no Brasil.
O Curso "Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar" tem como objetivo capacitar profissionalmente o fisioterapeuta a atuar em Reabilitação Cardiopulmonar para atuar em domicílio (home care), clínicas particulares e/ ou serviço hospitalar, preocupando-se com questões que envolvem a colocação destas pessoas em um ambiente ambulatorial de atendimento, bem como em um mercado cada vez mais competitivo. Clique aqui e saiba 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.