Alongamentos para aliviar tensões que causam dores no maxilar





O objetivo de todo o tratamento fisioterapêutico é equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório, aliviar as dores ocasionadas pela DTM, restabelecer as funções musculares e a amplitude articular, prevenir o aparecimentos de outros sinais e sintomas, promover uma mudança de comportamento no paciente, dando-lhe consciência funcional e postural; e proporcionando-lhe uma melhoria significativa no seu quadro de disfunção e consequentemente na sua qualidade de vida. 

Nos casos em que a dor no maxilar é culpa de uma tensão em áreas adjacentes, a profissional indica trabalhar com a massagem e a cinesioterapia, que é o alongamento nas partes envolvidas, como o pescoço, trapézio e escápula.

O alongamento em si pode ser feito pelo próprio paciente, porém, a parte de cinesioterapia e massagem precisam ser feitas com um profissional da área, ou seja, um massoterapeuta ou um fisioterapeuta. Na DTM, a fisioterapia tem um papel fundamental no alívio de muitos dos sinais e sintomas como: dor na ATM relacionada ao movimento, dores musculares na face e pescoço.

Para soltar os músculos tensionados que causam dores na região do maxilar,  alguns exercícios de alongamento fáceis de serem feitos e que podem acabar com os incômodos na mesma hora. Basta respirar, relaxar e praticar:

- Puxar a cabeça lateralmente, segurando a respiração, contando até 10 e soltar. Repetir a mesma sequência do outro lado.

- Puxar, com as mãos, a nuca até a altura do peito, respirando, contando até 10 e soltando o ar em seguida.

- Tentar encostar a nuca nas costas até onde puder, puxando o ar, contando até 10 e soltar a respiração.

- Movimentar vagarosamente o pescoço no sentido horário e anti-horário;

- Trabalhando a escápula: puxar o braço com o antebraço no sentido lateral, segurando ar, contando até 10 e soltar a respiração. Fazer o mesmo com o outro lado.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.