A Audiologia ajudando o fisioterapeuta







O zumbido é definido como uma experiência na qual o indivíduo ouve um som na ausência de um estímulo sonoro correspondente.

Este sintoma, presente em cerca de 25 milhões de brasileiros, acomete as vias auditivas e pode ter diversas causas, como doenças primariamente otológicas, ou doenças que afetem secundariamente o ouvido, como, por exemplo, as metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, farmacológicas, psiquiátricas e odontológicas.

O zumbido é um sintoma muito frequente em indivíduos com disfunção temporomandibular (DTM). O zumbido pode ser causado ou ativado por desordens funcionais da coluna cervical, da ATM ou por qualquer estrutura musculo-esqueletal do pescoço ou da cabeça.

Para diagnosticar melhor esse zumbido e poder atuar com a Fisioterapia dentro das disfunções temporomandibular, é preciso o profissional ter ajuda sobre os motivos desse zumbido. Portanto, nada melhor para avaliar esses zumbidos do que os fonoaudiologos, através da audiologia. A audiologia é um ramo da fonoaudiologia que estuda a audição e os sons. O especialista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de tais disfunções, além de poder atuar com pesquisa e desenvolvimento. No entanto, os campos de trabalho mais comuns e relevantes desse profissão são a Audiologia Clínica e a Ocupacional.

É necessário, muitas vezes, quando lidamos com a disfunção temporomandibular, estar atentos aos sintomas. No caso do zumbido, uma avaliação completa se faz necessária para nortear o caminho. A audiologia pode achar nisso.

Profissionais Fonoaudiólogos ou estudantes de Fonoaudiologia podem se atualizar a respeito das técnicas e interpretações hoje utilizadas para análise dos achados audiológicos vinculados à audiometria total, logoaudiometria, medidas de Imitancia Acústica (incluindo novos métodos de investigação), embasamento e aplicação prática do mascaramento, interpretação de casos clínicos reais e confecção do laudo audiológico. Clique aqui e conheça esse curso


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.