Nódulos musculares podem aparecer na região da ATM






Você já passou a mão na face do seu paciente que que reclama de dor na ATM e dificuldade de movimentar a articulação ou reclama de dor no pescoço e sentiu uma espécie de nó nos músculos?

Acesse o blog da Fisioterapia

Esses são os nódulos musculares, que podem surgir em qualquer região do corpo.

Os nódulos musculares ocorrem por conta de um tecido que possuímos em nosso corpo chamado fáscia que, por vezes, adere ao músculo impedindo sua livre movimentação.

Como defesa, nosso organismo produz uma fibrose na região, responsável pelo volume desse nódulo. E isso prejudica a contração muscular.

Por isso é muito comum associarmos a presença do nódulo à dor muscular e, assim, ao massagear a região a dor se alivia.

Porém, essa relação entre a dor e o nódulo não ainda não foi comprovada cientificamente. Porque nem sempre há dor na presença do nódulo.

Da mesma forma, desfazer esse "nó" por meio de massagens também não é garantia de que a dor muscular irá cessar.

Uma vez que se trata do resultado de uma defesa do organismo diante de um problema, cresce entre fisioterapeutas a ideia de que não se deve focar a massagem apenas no nódulo muscular.

Portanto, durante suas sessões de fisioterapia, não é preciso que o terapeuta atue sob o nódulo.

Pelo contrário, o ideal é que seja tratada a região como um todo para mais chances de aliviar a dor. A dor muscular que se sente está no conjunto de músculos de determinada região.

Então, caso tenha nódulos musculares e notar que não se está dedicando atenção a eles, fique tranquilo. As outras áreas da região estão recebendo o tratamento.

Dica boa:

Estude através de EBOOKS. Ebooks são livros digitais que trazem conteúdo para estudo de uma maneira rápida e simplificada. Conheça os Ebooks de Fisioterapia no Quero Conteúdo.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.