Exercícios Funcionais na Reabilitação Física






Os exercícios funcionais são compostos pela realização de diversos movimentos, e vale ressaltar que o objetivo central é atingir os objetivos particulares de cada um. O que é prioritário é a sequência feita, já que os exercícios exigem condicionamento físico e fazem com que se supere a cada dia. Ele pode ser usado para a reabilitação de lesões e patologias.

O objetivo do Treinamento Funcional é recuperar as funções de cada parte do corpo levando em consideração as cadeias cinéticas.  O que mais motiva os praticantes é reconhecer que a cada novo dia, está com uma resistência física melhor para evoluir nos movimentos. Os movimentos são inspirados em gestos presentes no nosso dia-a-dia e realizados no desporto, sendo que muitas vezes os exercícios são realizados apenas com o peso do próprio corpo.

Para que uma aula seja considerada de Treinamento Funcional deve obedecer algumas regras, como:

  • Frequência adequada de estímulos no treinamento: o TFT procura usar uma variedade de estímulos para melhorar a habilidade proprioceptiva do praticante.
  • Volume das sessões: as sessões de treinamento devem ser em quantidade suficiente para que o corpo se exercite, mas sem levar à fadiga.
  • Intensidade: uma aula precisa ser de intensidade adequada para aquele aluno de maneira que as musculaturas melhorem seu desempenho sem risco de lesão.
  • Duração do esforço e pausa para recuperação: entre os exercícios o instrutor deve respeitar uma pausa para recuperação, evitando fadiga excessiva e lesões.
  • Organização metodológica: os exercícios devem ser utilizados de maneira lógica, ajudando a atingir os objetivos gerais e específicos do aluno.

Obedecendo a esses princípios na preparação das aulas, o aluno estará perfeitamente seguro.

Os exercícios funcionais são feitos em circuitos, devendo seguir uma ordem de atividades determinada e fazer com que o praticante se sinta desafiado até ao final da sessão. Oma aula convencional de Treinamento Funcional para a reabilitação é observar a individualidade de cada um.



Esse guia Exercícios Funcionais para Fisioterapia  foi pensado e feito com esse objetivo de ajudar o fisioterapeuta a lidar com treinamento funcional voltado para reabilitação. Portanto, é importante dizer, desde já, que como é específico para a recuperação de pacientes, ele não te dará conhecimento para aplicá-lo como se fosse um profissional de Educação Física. A indicação do conteúdo que compõe esse guia é voltando para reabilitação/recuperação de pacientes.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.