Fisioterapia ajudando quem tem zumbido







Certa vez, uma amiga me perguntou qual era o tratamento de fisioterapia que curaria o zumbido que ela estava tendo. Segundo ela escutou no consultório do dentista de uma pessoa que estava na recepção que a fisioterapia tinha ajudado a melhorar os zumbidos.

Infelizmente, eu não encontrei a cura para os zumbidos com a fisioterapia. Mas alguma ajuda, eu consegui dar.  Consegui dar porque,algumas vezes, a causa estava na tensão da musculatura do pescoço e da face. Antigamente acreditava-se que o zumbido era exclusivamente causado por doenças do ouvido, mas hoje é comprovado que ele pode ser originário de vários sistemas ou partes do corpo.

Em caso de tensão muscular, o corpo reage para aliviar a tensão libertando substâncias que estimulam as células auditivas. Ao serem estimuladas, as células auditivas enviam sinais para o cérebro, mesmo sem existir uma fonte sonora.

Existem duas grandes origens musculares para o zumbido.

A mecânica, que deriva de pouco sono ou com má qualidade, e má mastigação - que gera uma não recuperação do músculo.

A segunda causa, psíquica, que advém de stress, ansiedade e outros fatores que causam à contração dos músculos.

Ambas estas causas podem não ser apercebidas pelo paciente. Normalmente o zumbido está relacionado com os músculos da zona do pescoço, coluna e cara.

Muitas pessoas existem pontos bem definidos de dor nos músculos (pontos-gatilho), principalmente no pescoço e na cabeça, que quando pressionados irradiam essa dor imediatamente para outras partes do corpo, incluindo o ouvido. Essa é uma característica da síndrome dolorosa miofascial e que em casos como esse a fisioterapia é a melhor indicação, pois ajuda a diminuir tanto a intensidade do zumbido e da dor como o número de pontos – gatilho.

Com essa atuação, o Fisioterapeuta não cura todos os zumbidos que existem mas pode ajudar as pessoas que sofrem desse mal por causa de tensão muscular na região supracitada.





Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.