Como a fisioterapia pode contribuir para a disfunção na ATM






A Fisioterapia é uma profissão que tem como foco a recuperação física de pessoas com inúmeras patologias, que se manifestam basicamente por dois sintomas: dor e perda de função.

O objetivo de todo o tratamento fisioterapeutico é equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório, aliviar as dores ocasionadas pela DTM, reestabelecer as funções musculares e a amplitude articular, prevenir o aparecimentos de outros sinais e sintomas, promover uma mudança de comportamento no paciente, dando-lhe consciência funcional e postural; e proporcionando-lhe uma melhoria significativa no seu quadro de disfunção e consequentemente na sua qualidade de vida.

A intervenção fisioterapêutica na síndrome da disfunção da ATM dependerá do nível de comprometimento de cada paciente. O objetivo da terapia consistirá em reduzir a queixa de dor e aumentar a funcionalidade da articulação.

Deste modo as principais terapêuticas utilizadas na DTM são:

  • Terapia Manual (Fisioterapia Manipulativa),
  • Cinesioterapia,
  • Em alguns casos: Eletrotermofototerapia e Crioterapia.

Portanto, para que a abordagem fisioterapêutica nas disfunções da articulação temporomandibular seja eficaz, é necessário que, o profissional desenvolva uma boa avaliação clínica e utilize dentre seus inúmeros recursos, o mais indicado para cada caso, promovendo a funcionalidade da articulação e o alívio dos sintomas.

Mini-Curso de Fisioterapia na ATM

Te apresento um mini-curso de Fisioterapia na ATM que contém 8 módulos teóricos, com pequenos e-books e a parte prática em vídeo que traz alguns tópicos que é importante o fisioterapeuta saber para fazer um atendimento em Fisioterapia na Articulação Temporo-Mandibular. Clique aqui e saiba mais!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.