Técnicas utilizadas na Fisioterapia do Trabalho





Existem várias técnicas para a realização da Fisioterapia do Trabalho, que variam de acordo com a situação em que o colaborador se encontra, se trabalha muito tempo sentado ou fica mais tempo em pé, dentre outros fatores. Atualmente existem diversas técnicas que são utilizadas e a cada dia surge uma nova modalidade, visando aumentar o bem-estar do colaborador e a produtividade da empresa. Vejamos algumas:

Ergonomia:

Estuda a relação entre o homem, o seu trabalho, equipamentos e o ambiente, e a solução dos problemas que surgem. Assim, são investigados os aspectos ambientais (qualidade do ar, temperatura, vibração, ruído, luminosidade), aspectos organizacionais (divisão do trabalho, ritmo de trabalho, número e duração de pausas, turnos de trabalho), e aspectos técnicos (layout, máquinas, mobiliário).

Ginástica laboral:

Contempla a realização de atividades físicas de curta duração realizadas no ambiente de trabalho. Nela são aplicados exercícios preventivos de preparação, compensação e relaxamento das estruturas musculares envolvidas das tarefas diárias dos colaboradores.

Conheça um blog de Ginástica Laboral.

Prevenção de lesões ocupacionais:

Desenvolvida através de cinesioterapia preparatória e compensatória.

Tratamento das lesões ocupacionais:

Desenvolvida através de eletroterapia, cinesioterapia e reeducação postural.

Laudos ergonômicos:

Consiste na utilização de ferramentas de análise de posto de trabalho, como fotogrametria computadorizada, check-list, RULA entre outros.

Exames admissionais e demissionais:

Desenvolvida através de avaliações para o posto de trabalho e laudos específicos. Dessa forma os exames são realizados antes do empregado ingressar em determinada empresa e quando ele sai da empresa, visando saber se tinha problemas de saúde ou se adquiriu algum durante a sua permanência na empresa.

Exames periódicos:

Tem como objetivo avaliação, prevenção e controle da saúde do colaborador, mantendo sempre um acompanhamento geral.

 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.