Principais pontos de tratamento da Acupuntura Auricular






 
acupuntura auricular pontos 
 
A acupuntura auricular é a estimulação de pontos específicos das orelhas que trazem benefícios para a saúde de todo o corpo. Todo o nosso organismo é representado na orelha. Assim, cada ponto se refere a um órgão específico. Ao estimular esses pontos, é possível aliviar sintomas e tratar diversas doenças.

Segundo especialistas, a estimulação dos pontos pela acupuntura auricular age diretamente no córtex cerebral e no sistema nervoso central. Tanto essa pressão quanto a forma como o corpo reage a esse contato gera um equilíbrio geral, que melhora as funções orgânicas e psíquicas.

Na acupuntura auricular, os pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, pontos metálicos ou outros objetos pontiagudos. De acordo com acupunturistas, a orelha conta com mais de 200 pontos. Veja o mapa dos principais pontos incitados pela terapia.

acupuntura auricular pontos

Acupuntura auricular – pontos para emagrecer

A auriculoterapia também é uma excelente opção para as pessoas que estão tentando emagrecer. O tratamento não vai ajudar na queima da gordura, mas irá atuar em fatores que irão te ajudar a perder peso. O acupunturista irá trabalhar, por exemplo, em pontos que combatem a retenção de líquidos, a ansiedade, o estresse, a vontade de comer, entre outros.

Os pontos mais estimulados pela técnica para te ajudar a emagrecer são os seguintes:

Ponto da fome – Ao ser estimulado, esse ponto envia para o seu cérebro a sensação de saciedade, fazendo com que você perca a fome.

Ponto do metabolismo – Algumas pessoas não emagrecem por terem um metabolismo lento. Este ponto ajuda a acelerá-lo, aumentando o gasto calórico.

Ponto para acalmar – Se é a ansiedade ou a raiva que a faz comer por gula, ao trabalhar esse ponto, você ficará mais calma e tranquila, não descontando seus problemas na comida.

Ponto do estômago – Esse ponto atua no estômago. Ao ser estimulado, irá te ajudar a ter uma boa digestão.

Ponto dos hormônios – Ponto dos hormônios, ele é um dos que mais irá te ajudar a perder peso, já que são os hormônios os responsáveis pela fome e pelo acúmulo de gordura.

Comprovação científica

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Kyung Hee, na Coreia do Sul, apontou que a acupuntura auricular acelera a queima de gordura.

Para a pesquisa, 91 voluntários gordinhos foram divididos em três grupos. No primeiro, foram inseridas agulhas nos seguintes pontos da orelha: o ligado ao apetite, o do sistema endócrino, o do baço, o do estômago e um chamado shen-men.

Na segunda turma, apenas a área do apetite foi estimulada. E no terceiro grupo não foi realizada a auriculoterapia.

Após algumas semanas, a primeira turma perdeu 6,1% do índice de massa corporal (IMC) e a segunda teve uma redução de 5,7% nesse mesmo índice. Já o terceiro grupo não emagreceu.
No entanto, é importante lembrar que, além da acupuntura auricular, é importante a realização de uma dieta acompanhada por um nutricionista. Para um resultado ainda mais eficaz, pratique exercícios físicos regularmente.

Acupuntura auricular – pontos para ansiedade

Todo mundo tem um fundinho de ansiedade, principalmente quando aguarda por uma data importante ou por um resultado que irá mudar sua vida, por exemplo. Mas o excesso de ansiedade é uma doença e pode atrapalhar a rotina e a vida das pessoas.
Nesse momento, a acupuntura auricular poderá ser uma grande aliada. Ela irá ajudar no combate das dores físicas e psíquicas, além de proporcionar relaxamento. Confira os principais pontos da orelha para tratar a ansiedade com auriculoterapia.

ShenMen

Considerado por muitos terapeutas como o ponto mais importante da terapia auricular, o ShenMen está localizado na fossa triangular. Ele integra o tratamento da maioria das doenças. Ele é capaz de reduzir o estresse, aumentar o fluxo energético e fortalecer a saúde como um todo.
O ShenMen controla as excitações, fornece efeitos sedativos, anti-inflamatórios e analgésicos. Ele ainda pode ser utilizado em tratamento de doenças de origem neuropsiquiátricas e problemas respiratórios.

Coração

Como o próprio nome já diz, ele é o ponto principal para os tratamentos de problemas do coração. Localizado no centro da concha cava, combate alguns dos sintomas da ansiedade como palpitações.
Ele também ajuda a reduzir a ansiedade, a inquietação, problemas psicológicos, insônia, transpiração excessiva e suores noturnos.

Occipital

Localizado na região superior do antitrago, o Occipital acalma a mente. Ele é utilizado em todas as afecções nervosas.
Sua principal função no tratamento para ansiedade é aliviar as dores de cabeça e insônia.
Ele também é utilizado no tratamento desordens psiquiátricas, psicose, choque, dores, convulsões e inflamações.

Tronco Cerebral

Com função sedante, este ponto fica na borda superior do antítrago, logo abaixo da base da anti-hélice.
Ele tonifica o cérebro, revigora e acalma o espírito e estimula a mente. Além dos tratamentos para ansiedade, ele também é utilizado em casos de choque, meningite e convulsões.

Subcortex

Localizado na parte interna do antitrago, ele auxilia na regulação da função do córtex cerebral, garantindo seu equilíbrio.
Este ponto é dividido em três áreas: nervosa, digestiva e cardiovascular. Assim, é utilizado em diversos tratamento e conta com uma ótima ação para o alívio de dores agudas ou crônicas, além de combater a ansiedade e a depressão.

Acupuntura auricular – ponto dolorido

Muitas pessoas não fazem a auriculoterapia por medo da dor. Mas a técnica não dói. Ela causa uma sensação leve de picada ou choque. Não é nenhum desconforto que impeça que você realize o tratamento.
Aprenda Auriculoterapia!

Ao adquirir o Curso Completo de Auriculoterapia Online, você aprenderá a tratar diversas patologias, promovendo o bem-estar dos seus pacientes.  este curso dispõe de 67 videoaulas (incluindo um índice terapêutico com mais de 32 patologias!) Clique aqui e saiba mais!


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.