Principais pontos de tratamento da Acupuntura Auricular




 
acupuntura auricular pontos 
 
A acupuntura auricular é a estimulação de pontos específicos das orelhas que trazem benefícios para a saúde de todo o corpo. Todo o nosso organismo é representado na orelha. Assim, cada ponto se refere a um órgão específico. Ao estimular esses pontos, é possível aliviar sintomas e tratar diversas doenças.

Segundo especialistas, a estimulação dos pontos pela acupuntura auricular age diretamente no córtex cerebral e no sistema nervoso central. Tanto essa pressão quanto a forma como o corpo reage a esse contato gera um equilíbrio geral, que melhora as funções orgânicas e psíquicas.

Na acupuntura auricular, os pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, pontos metálicos ou outros objetos pontiagudos. De acordo com acupunturistas, a orelha conta com mais de 200 pontos. Veja o mapa dos principais pontos incitados pela terapia.

acupuntura auricular pontos

Acupuntura auricular – pontos para emagrecer

A auriculoterapia também é uma excelente opção para as pessoas que estão tentando emagrecer. O tratamento não vai ajudar na queima da gordura, mas irá atuar em fatores que irão te ajudar a perder peso. O acupunturista irá trabalhar, por exemplo, em pontos que combatem a retenção de líquidos, a ansiedade, o estresse, a vontade de comer, entre outros.

Os pontos mais estimulados pela técnica para te ajudar a emagrecer são os seguintes:

Ponto da fome – Ao ser estimulado, esse ponto envia para o seu cérebro a sensação de saciedade, fazendo com que você perca a fome.

Ponto do metabolismo – Algumas pessoas não emagrecem por terem um metabolismo lento. Este ponto ajuda a acelerá-lo, aumentando o gasto calórico.

Ponto para acalmar – Se é a ansiedade ou a raiva que a faz comer por gula, ao trabalhar esse ponto, você ficará mais calma e tranquila, não descontando seus problemas na comida.

Ponto do estômago – Esse ponto atua no estômago. Ao ser estimulado, irá te ajudar a ter uma boa digestão.

Ponto dos hormônios – Ponto dos hormônios, ele é um dos que mais irá te ajudar a perder peso, já que são os hormônios os responsáveis pela fome e pelo acúmulo de gordura.

Comprovação científica

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Kyung Hee, na Coreia do Sul, apontou que a acupuntura auricular acelera a queima de gordura.

Para a pesquisa, 91 voluntários gordinhos foram divididos em três grupos. No primeiro, foram inseridas agulhas nos seguintes pontos da orelha: o ligado ao apetite, o do sistema endócrino, o do baço, o do estômago e um chamado shen-men.

Na segunda turma, apenas a área do apetite foi estimulada. E no terceiro grupo não foi realizada a auriculoterapia.

Após algumas semanas, a primeira turma perdeu 6,1% do índice de massa corporal (IMC) e a segunda teve uma redução de 5,7% nesse mesmo índice. Já o terceiro grupo não emagreceu.
No entanto, é importante lembrar que, além da acupuntura auricular, é importante a realização de uma dieta acompanhada por um nutricionista. Para um resultado ainda mais eficaz, pratique exercícios físicos regularmente.

Acupuntura auricular – pontos para ansiedade

Todo mundo tem um fundinho de ansiedade, principalmente quando aguarda por uma data importante ou por um resultado que irá mudar sua vida, por exemplo. Mas o excesso de ansiedade é uma doença e pode atrapalhar a rotina e a vida das pessoas.
Nesse momento, a acupuntura auricular poderá ser uma grande aliada. Ela irá ajudar no combate das dores físicas e psíquicas, além de proporcionar relaxamento. Confira os principais pontos da orelha para tratar a ansiedade com auriculoterapia.

ShenMen

Considerado por muitos terapeutas como o ponto mais importante da terapia auricular, o ShenMen está localizado na fossa triangular. Ele integra o tratamento da maioria das doenças. Ele é capaz de reduzir o estresse, aumentar o fluxo energético e fortalecer a saúde como um todo.
O ShenMen controla as excitações, fornece efeitos sedativos, anti-inflamatórios e analgésicos. Ele ainda pode ser utilizado em tratamento de doenças de origem neuropsiquiátricas e problemas respiratórios.

Coração

Como o próprio nome já diz, ele é o ponto principal para os tratamentos de problemas do coração. Localizado no centro da concha cava, combate alguns dos sintomas da ansiedade como palpitações.
Ele também ajuda a reduzir a ansiedade, a inquietação, problemas psicológicos, insônia, transpiração excessiva e suores noturnos.

Occipital

Localizado na região superior do antitrago, o Occipital acalma a mente. Ele é utilizado em todas as afecções nervosas.
Sua principal função no tratamento para ansiedade é aliviar as dores de cabeça e insônia.
Ele também é utilizado no tratamento desordens psiquiátricas, psicose, choque, dores, convulsões e inflamações.

Tronco Cerebral

Com função sedante, este ponto fica na borda superior do antítrago, logo abaixo da base da anti-hélice.
Ele tonifica o cérebro, revigora e acalma o espírito e estimula a mente. Além dos tratamentos para ansiedade, ele também é utilizado em casos de choque, meningite e convulsões.

Subcortex

Localizado na parte interna do antitrago, ele auxilia na regulação da função do córtex cerebral, garantindo seu equilíbrio.
Este ponto é dividido em três áreas: nervosa, digestiva e cardiovascular. Assim, é utilizado em diversos tratamento e conta com uma ótima ação para o alívio de dores agudas ou crônicas, além de combater a ansiedade e a depressão.

Acupuntura auricular – ponto dolorido

Muitas pessoas não fazem a auriculoterapia por medo da dor. Mas a técnica não dói. Ela causa uma sensação leve de picada ou choque. Não é nenhum desconforto que impeça que você realize o tratamento.
Aprenda Auriculoterapia!

Ao adquirir o Curso Completo de Auriculoterapia Online, você aprenderá a tratar diversas patologias, promovendo o bem-estar dos seus pacientes.  este curso dispõe de 67 videoaulas (incluindo um índice terapêutico com mais de 32 patologias!) Clique aqui e saiba mais!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.