Crochetagem como recurso na Fisioterapia Dermato-Funcional






A cicatriz pode ser um grande problema no pós-operatório de cirurgias plásticas, em qualquer parte do corpo. E a atuação da fisioterapia dermato-funcional é essencial nesses casos. Existem muitas formas para se trabalhar e melhorar as cicatrizes pós operatórias em qualquer parte do corpo.

A intervenção da Fisioterapia Dermato-funcional divide-se em duas grandes áreas: reparadora e estética. Da primeira fazem parte problemas como:
• úlceras;
• cicatrizes;
• feridas;
• queimaduras.

Por outro lado a área estética é responsável por intervenção em distúrbios, como:

• Envelhecimento cutâneo (rugas, manchas e pele desvitalizada);
• Acne;
• Hiperlipodistrofia ("gordura localizada");
• Flacidez (dérmica e muscular);
• Estrias; Fibro edema gelóide ("celulite");

As cicatrizes podem ser hipertróficas ou queloides. A hipertrófica pode regredir espontaneamente e a hipertrofia ocorre dentro dos limites da lesão. Os queloides não apresentam essa melhora espontânea: a fibrose forma-se além dos limites da lesão e os portadores têm sensação de prurido, ferroadas ou queimação.



Um dos recursos que pode ser  utilizado é a crochetagem miofascial. A fáscia é um tecido conjuntivo composto por fibras de colágeno que envolve toda a estrutura corporal e visceral, dando forma e função para órgãos e tecidos. A fáscia desempenha um importante papel na transmissão de tensão mecânica, devido sua continuidade estrutural, participando assim do controle de um ambiente inflamatório, como por exemplo, um processo de cicatrização  A técnica de crochetagem tem como objetivo tratar tensões musculares e fasciais, liberando as aderências encontradas em patologias ortopédicas e traumatológicas.

Ela tem mostrado grande eficiência no tratamento da dor, tendo como principal objetivo promover a ruptura e dissolver as aderências fibrosas provocadas por cirurgias, traumas e ou quadros inflamatórios, devolvendo a movimentação natural entre as fáscias, ocorrendo assim liberação dos pontos gatilhos, aumento do aporte sanguíneo para as regiões afetadas, liberando os fluxos e promovendo assim o reequilíbrio orgânico. Traz como benefício o relaxamento muscular, tendo como resultado "a volta da vida" destas regiões, reestabelecendo a mobilidade perdida ou restrita.

Você é profissional?

Se você é profissional, essa técnica pode ser empregada em muitos casos, desde a Fisioterapia Respiratória até Dermatológica e Traumatológica.  Eeu vou te dar uma dica para saber mais sobre Crochetagem Miofascial. Clique aqui e saiba mais!  Aperfeiçoamento em técnicas que dão resultado é um upgrade na sua carreira!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.