Tratamento de Celulite grau 3 e 4







Os furinhos e nódulos da celulite afetam grande parte das mulheres e, apesar de não causarem grandes consequências para a saúde, podem prejudicar a autoestima. Essa condição é provocada por alterações no metabolismo que modificam as fibras e a camada de gordura por baixo da pele

As celulites de grau 3 e 4 são mais avançados e dificilmente curáveis. É possível que algumas técnicas ou tecnologias auxiliem nesses quadros, ajudando na reabsorção do edema (inchaço), na dor, na melhora da circulação local e, dependendo da técnica, se houver uso de calor local, na oxigenação do tecido, entre outros. Veja as opções:

Tratamentos para celulite grau 3

Para a celulite de grau 3, pode-se optar pela drenagem linfática manual como terapia complementar, pensando na melhora do acúmulo de líquido na região. Mas o uso de fonoforese (ultrassom estético de 3 MHz com poder anti-inflamatório e com administração de ativos, também, através do gel condutor utilizado), ultrassom combinado à corrente estereodinâmica (que estimula o aumento de metabolismo local e ativa os capilares) e tecnologias que unam infravermelho, radiofrequência bipolar, suave pressão negativa e massagem mecânica também ajudam na regressão do quadro celulítico.

Tratamentos para celulite grau 4

Na celulite de grau 4, embora as técnicas citadas para o grau 3 sejam possíveis para melhorar o aspecto da celulite, elas não são suficientes. Esse grau pode comportar indicação cirúrgica de procedimentos como a subcisão, que é uma técnica cirúrgica, muitas vezes realizada em ambulatório, que aborda as depressões teciduais, deslocando os cordões de fibrose (fibras endurecidas pelo acúmulo de colágeno). Esse procedimento requer anestesia e uso de estilete específico em forma de agulha.

Entende-se que qualquer informação ou abordagem no tecido com celulite pode colaborar para sua melhora, mas não necessariamente em larga escala, por isso, vale uma boa avaliação por profissional capacitado e através do entendimento do grau de celulite, uma boa indicação de tratamento com métodos e propostas corretas.

Como acabar com a celulite de vez?

Infelizmente, ainda não existem tratamentos milagrosos contra a celulite, mas é possível amenizá-la drasticamente por meio de uma fórmula eficaz: alimentação adequada, atividades físicas e cuidados estéticos.

Praticar exercícios físicos é primordial para quem quer acabar com a celulite. O principal tipo de atividade para tal finalidade é a aeróbica, como caminhada, bicicleta e corrida, que estimula perda de peso e de gordura e ativa a circulação.

Já a musculação entra para enrijecer o músculo e dar um aspecto mais "lisinho" à pele. Um bom exercício que alia esses dois benefícios é o simulador de escada, que reduz celulite, queima calorias e ajuda a modelar pernas e glúteos.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.