Eletroterapia para o rosto na Fisioterapia Dermato-Funcional







A eletroterapia é um tratamento que faz uso de correntes elétricas para solucionar problemas de saúde ou estéticos.

As correntes elétricas utilizadas são de baixa intensidade e podem ser aplicadas no paciente através de eletrodos ou agulhas, com o objetivo de produzir reações físicas, biológicas e fisiológicas no tecido.

Esse tipo de tratamento estético pode ser usado no corpo ou no rosto, após observar as áreas e identificar as necessidades, como remoção de manchas escuras na pele, cicatrizes de acne ou de outra cirurgia, eliminar rugas ou linhas de expressão, combater a flacidez, celulite, estrias ou gordura localizada, por exemplo. O terapeuta mais indicado para usar estes aparelhos é o fisioterapeuta especialista em dermato funcional.

Principais aparelhos de eletroterapia para o rosto

1. Luz pulsada 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

É um tipo de aparelho semelhante ao laser, que emite feixes de luz, que atuam diretamente nos melanócitos, tornando a pele mais clara e com uma cor uniforme.

  • Para que serve: Para uniformizar o tom da pele, removendo completamente as manchas escuras da pele. 
  • Contraindicações: Em caso de toma de Roacutan, e em caso de uso de corticoides ou anticoagulantes nos últimos 3 meses, remédios fotossensibilizantes, quando a pele encontra-se bronzeada, feridas na pele, sinais de infecção ou câncer.

2. Radiofrequência 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

É um equipamento que desliza sobre a pele de forma suave e que promove a formação de novas células de colágeno, elastina e que produz novos fibroblastos, que tornam a pele mais firme e sem rugas ou linhas de expressão. 

  • Para que serve: Para combater rugas e linhas de expressão, deixando a pele mais firme e sedosa. 
  • Contraindicações: Em caso de febre, gravidez, câncer, queloide, prótese metálica na região, marcapasso, hipertensão e alteração da sensibilidade no local. 

3. Corrente galvânica 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

É uma corrente do tipo contínua que tem 2 eletrodos que devem estar em contato com a pele ao mesmo tempo para que a substância que foi colocada diretamente na pele possa penetrar de forma mais profunda, além disso, esse aparelho favorece a vasodilatação, aumenta a temperatura e diminui a dor. A galvanopuntura serve para reduzir as olheiras, linhas de expressão e promover uma revitalização facial utilizando uma caneta específica que emite uma corrente elétrica pequena e suportável, que estimula a regeneração da pele por favorecer a formação de colágeno, elastina e fibroblastos.

  • Para que serve: Para penetrar na pele produtos com ureia, colágeno, elastina e vitamina C, por exemplo. Ela é um complemento bastante eficaz para combater as olheiras e rugas ao redor do olhos e da boca. 
  • Contraindicações: Em pessoas com marcapasso cardíaco, câncer, alteração da sensibilidade no local, epilepsia, nos elevados níveis de glicocorticoides.

4. Carboxiterapia 

Consiste na aplicação de injeções de gás carbônico sobre a pele, sendo que o gás melhora a oxigenação dos tecidos e combate a flacidez por promover a formação de novas células que conferem firmeza à pele. 

  • Para que serve: Combater rugas, linhas de expressão e olheiras. Saiba tudo sobre a carboxiterapia para olheiras. 
  • Contraindicações: Em pessoas com alergia na pele, obesidade, gravidez, herpes e doença cardíaca ou pulmonar.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.