Fisioterapia Preventiva em Empresas







Reuniões, relatórios, telefonemas, metas, prazos… Um dia puxado de trabalho costuma estar acompanhado de tensão, desconforto muscular e dores nas articulações. São efeitos colaterais da rotina do escritório. O que a fisioterapia pode fazer para evitar maiores consequências dessa rotina?

É importante salientar que a  visão da fisioterapia apenas como um processo para auxiliar na recuperação de lesões está ultrapassada. Em uma abordagem voltada à promoção da saúde, a fisioterapia preventiva foca seus esforços na prevenção e não apenas na reabilitação, proporcionando uma melhor qualidade de vida para diversos perfis populacionais.

A fisioterapia preventiva se mostra uma excelente solução para ajudar os colaboradores a administrar este estresse. Além de reduzir a incidência de faltas ao trabalho e promover a saúde geral dos funcionários, ela atua na prevenção doenças psíquicas e osteomusculares que têm grande impacto na qualidade de vida e na produtividade do trabalhador.

Associada às técnicas de ginástica laboral e treinamento físico, a fisioterapia preventiva proporciona um bem-estar a curto, médio e longo prazo para o funcionário e, consequentemente, um melhor resultado para a empresa, sendo uma importante ferramenta para prevenir o aparecimento de lesões musculoesqueléticas ligadas a atividades dentro do ambiente de trabalho (LER/DORT).

Confira algumas ações que podem ser desenvolvidas no ambiente corporativo:

  • Promover palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;
  • Desenvolver programas de ginástica laboral;
  • Realizar orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores;
  • Avaliar a postura e a analisar a biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;
  • Promover melhorias na ergonomia do trabalho, atuando junto à equipe de saúde e segurança do trabalho;
  • Promover ações terapêuticas preventivas às instalações de processos que levam a incapacidade funcional do trabalho.

A ginástica laboral é um investimento na qualidade de vida dos colaboradores, com reflexos não só em seu bem-estar, mas também na sua produtividade. Trata-se de uma atividade coordenada por profissionais de educação física ou fisioterapia, focada na atividade específica dos colaboradores, seja para prepará-lo para a jornada de trabalho ou para compensar o desgaste físico decorrente dela.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.