Yoga e a tensão na Articulação Temporo Mandibular





Posturas para aliviar dores no ombro e pescoço - Lar Natural

A Yoga é um processo simples que reverte o fluxo da consciência e da energia. O principal objetivo da prática é fazer que nos reconectemos com nossa essência, por meio da respiração, da meditação e das posturas, fazer que deixemos de lado nossa identificação com o ego e percebamos que nossa verdadeira essência transcende todos os conceitos nos quais a sociedade tenta nos encaixar.

As técnicas utilizadas neste trabalho são alongamentos (chamados de ásanas), que atuam especialmente na região da cintura escapular e pescoço. Tem a finalidade através da observação, de perceber as áreas de tensão e posteriormente relaxá-las, além de obtermos técnicas para o "Controle da respiração".

O objetivo básico do controle da respiração é o de transformar a respiração áspera ou pesada em uma respiração mais lenta e refinada. Uma vez que o corpo esteja imóvel e que a respiração esteja controlada, a mente naturalmente se tornará mais calma, assim como o corpo.

Quando falamos de "controlar" a respiração, é importante lembrar que nós a controlamos observando-a. Se tentar forçar sua respiração a se tornar calma, você apenas causará problemas. A simples observação da respiração é o melhor modo de fazê-la ficar lenta e calma.

Controlar a respiração é obter domínio sobre as emoções. A respiração pode ser usada como um calmante natural.  Respirar é viver. Respirar corretamente é viver melhor. Através dos exercícios respiratórios você aprenderá a renovar as energias, a obter vitalidade e bem estar emocional. Obtendo esse bem estar emocional, acreditamos que tensões que envolvem o pescoço e a articulação temporo mandibular sejam diminuídas.

Há uma "série" regulares de exercícios que deve ser feita em casa, diariamente.

Além da série fixa, outros exercícios complementam a aula, como exercícios respiratórios (conscientização da respiração), exercícios de manipulação das pressões internas (contrações na região abdominal e torácica) e meditação.

No consultório, as aulas acontecem uma vez por semana ou quinzenal, para que o paciente memorize a série, faça corretamente e tirem possíveis duvidas, adquira segurança, autonomia e disciplina.

Associar o Yoga e seus preceitos a tensão da região temporo-mandibular pode trazer uma melhor qualidade de vida e fazer com que as dores na articulação diminuam.

Publicada em 09/10/12 e revisada em 04/05/20




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.