Bruxismo sendo tratado pela Microfisioterapia







Você sabe o que é o bruxismo? De acordo com o conceituado médico Drauzio Varella, "é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM)".

E como tratar? Com a microfisioterapia em sessões realizadas a cada 30 dias (período este para que o corpo se reorganize).

A Microfisioterapia é uma técnica de fisioterapia manual criada pelos franceses Daniel Grojean e Patrice Benini, osteopatas que desenvolveram o método a partir de pesquisas no campo da embriologia, da filogênese e da física quântica a partir de 1982. Incorpora também princípios semelhantes ao da homeopatia que segue as leis da cura pelo infinistesial (no caso da micro, a palpação mínima) e o da similitude (cura semelhante).

Para identificar essas cicatrizes patológicas contidas nos tecidos, o fisioterapeuta faz uso de inúmeros mapas que vão direcionar essa pesquisa, através de micropalpações dérmicas que requer alta sensibilidade nas mãos. A perda da energia vital indica o achado de uma memória, em seguida pode ser encontrado o órgão em que está sendo prejudicado, e, então, com um outro micro toque em local indicado pelo mapeamento, estimulamos a correção que se dá pela ativação do sistema imunológico e que, dessa forma, promove a autocura, ou seja o organismo realiza sua própria reconstrução, eliminando os vestígios emocionais e traumáticos.

A procura e resultados satisfatórios obtidos por meio da microfisioterapia têm crescido bastante, uma vez que a técnica estuda o ritmo vital dos tecidos de acordo com o mapeamento corporal de cada paciente e com isso, apresenta todos os desequilíbrios que podem causar desconforto ou ser sintoma de alguma doença. Todos os tecidos corporais são analisados, sejam eles mucosas, vísceras ou músculos, o que torna os diagnósticos mais precisos e permite que o tratamento também tenha caráter preventivo.

Esta técnica francesa de toques sutis que desbloqueia memórias que estão armazenadas no corpo, também é uma verdadeira aliada no combate ao bruxismo. Por meio dela conseguimos tratar a causa do problema, que ao longo do processo de autocura do corpo se torna possível ir eliminando a pressão e o ranger dos dentes que acontecem enquanto a pessoa dorme.

o buscar a causa primária do sintoma ou doença, a Microfisioterapia estimula a correção dos sistemas corporais e o corpo reage com diminuição de quadros de ansiedade, relaxamento muscular global, diminuição do estresse e promove, em muitos casos, a promoção da resiliência nestes pacientes, que seria a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, tais como estresse e choque.

Com ajuda daqui




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.