Placa miorrelaxante é essencial para tratamento da DTM







As desordens temporomandibulares são um grupo de condições dolorosas que envolvem os músculos e/ou componentes anatômicos da articulação. Caracterizam-se por dor durante a atividade mastigatória ou em repouso, limitação da abertura bucal, dificuldades nos movimentos mandibulares, ruídos articulares, dores de cabeça e cansaço muscular. Com etiologia multifatorial afetam principalmente o gênero feminino. O tratamento é interdisciplinar com terapia oclusal, confecção de placa miorrelaxante, farmacoterapia, fisioterapia e, algumas vezes, assistência psicanalítica.


Sabe-se que a placa miorrelaxante apaga a memória da oclusão traumática, possibilita o equilíbrio da oclusão, modificando temporariamente a propriocepção do contato dental e, consequentemente, relaxa a musculatura mastigatória. A indicação da placa miorrelaxante, geralmente, estabiliza a mandíbula do paciente, favorece o relaxamento da musculatura e possibilita a cura do quadro de mialgia.

A placa para ATM funciona assim: ao bloquear o contato entre os dentes, as estruturas da articulação temporomandibilar – como discos e ligamentos – posicionam-se de forma mais saudável e livres de contatos compressivos. O principal objetivo é a remissão de processos inflamatórios e traumas frequentes, uma ação que pode atuar de forma preventiva e terapêutica.

A placa miorrelaxante para ATM é parte essencial no tratamento da disfunção nas articulações temporomandibulares. Além da remissão das dores localizadas na cabeca, pescoço e áreas próximas às estruturas articulares responsáveis pela abertura e fechamento da boca, também é indicada para prevenir a evolução da disfunção para situações limitantes.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.