Queixa principal é importante no tratamento da DTM







Uma das articulações mais complexas do corpo humano, ela é a responsável por ligar a mandíbula ao osso temporal do crânio, que fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça. Por ser flexível, essa articulação possibilita que você mova a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Mais do que isso, permite que você possa falar e mastigar.

Os músculos da mastigação são os encarregados de controlar a posição e o movimento da mandíbula. Quando um problema impossibilita o funcionamento adequado desse sistema, temos a DTM.

Disfunção temporomandibular (DTM) é um termo coletivo usado para problemas associados às alterações na articulação temporomandibular, músculos da mastigação, estruturas associadas ou ambas.

A etiologia das DTMs é multifatorial e dinâmica, envolvendo fatores oclusais, anatômicos, emocionais e comportamentais. Dentre esses fatores, podem ser citados hábitos parafuncionais e posturais; ausência de contenção posterior; interferências oclusais; mastigação unilateral; deficiência nutricional; fatores psicológicos, como o estresse e a tensão emocional, e fatores sistêmicos.

Apesar de ainda não existir cura para a DTM, há tratamentos que diminuem consideravelmente os sintomas. Essas abordagens variam de acordo com o tipo de dor e a complexidade.  

Métodos de terapia física como a utilização de calor, ultrassom, laser e eletroestimulação podem ser utilizados. E placas de mordida e outros dispositivos intraorais, quando bem indicados, ajudam.   Técnicas menos convencionais como as de relaxamento também ajudam a controlar a tensão muscular na mandíbula.  

O profissional precisa estar atento às queixas dos pacientes e avaliar se essa dor e limitação de abertura de boca são decorrentes somente de um problema muscular ou também envolve a articulação. Isso porque os tratamentos para a alterações musculares são meramente clínicos, enquanto as alterações articulares podem necessitar de procedimentos cirúrgicos dependendo do problema.

A disfunção temporomandibular (DTM) surge a partir de um conjunto de fatores, como hábitos parafuncionais, alterações hormonais, severas maloclusões, traumas locais e alterações sistêmicas que levam ao desenvolvimento de alterações degenerativas articulares, como a artrite reumatoide e a fibromialgia.

Portanto, é importante o fisioterapeuta impedir os sintomas piorem.

Até a próxima!

 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.