Aplicação do Taping Estético







Para quem não sabe o Kinesio taping ou Bandagem elástica neurofuncional é conhecida no mercado por diversas marcas e nomes.

Os benefícios incluem desde a remoção de congestionamento dos tecidos (redução de edemas), incremento da circulação e drenagem linfática, melhoria da função muscular, regulando o seu tônus, aliviando dor, corrigindo a direção de movimento, suporte da função conjunta da estimulação da propriocepção, corrigindo a direção do movimento, aumentar a estabilidade articular e neuro-reflexiva.

Há algumas formas de aplicação. Dentre elas, o Linfotaping ou taping linfático. essa forma de aplicação das bandagens elásticas neurofuncionais é específica para desordens do sistema circulatório e linfático. A técnica utiliza uma fita adesiva (bandagem) de material, textura e elasticidade semelhante a da pele. Através da colocação dessas bandagens a pele é "elevada" e desta forma os filamentos de ancoragem (que abrem os vasos linfáticos iniciais) são tracionados, permitindo a drenagem de substâncias, até então congestionadas no interstício (espaço entre os tecidos abaixo da pele). Assim o linfotaping estimula a movimentação destas substâncias através de todo o sistema linfático, favorecendo a sua absorção.

As bandagens funcionais se modelam em conformidade com as características da pele de cada pessoa, ativando o processo de drenagem, uma vez que permite um maior espaço entre a pele e o tecido muscular, liberando o tecido conjuntivo. Também, age abrindo as vias linfáticas, deslizando sobre a pele em relação à fáscia, o que, por sua vez, estimula a circulação venosa e linfática.

É uma técnica de custo acessível, de boa aceitação pelos clientes e pacientes e com um excelente potencial para protocolos.

Efeitos do Taping:

– Reduz edema,

– Reduz hematoma;

– Promove suporte durante a contração muscular,

– Diminui a congestão do fluxo linfático e do extravasamento sanguíneo subcutâneo.

Estudos apontam que a Kinesio Tape, especialmente a do tipo "teia de aranha" ou "leque", consegue atuar como canais que direcionam o exsudato para o ducto linfático mais próximo. Deste modo, consegue-se a redução do edema local. Já quanto à atuação muscular, a aplicação da Kinesio Tape consegue agir sobre músculos enfraquecidos ou hipotônicos, recuperar déficits sensoriais ou mesmo relaxar um músculo fadigado.

O Taping pode ser aplicado em X, Y, I, leque, contenção, compressivo ou segmentado. Isso vai depender do objetivo. 

O Taping consiste na aplicação de uma ligadura elástica adesiva na pele para reduzir os sintomas e melhorar a funcionalidade dos músculos. Este método possui ação neuromuscular e têm como principais funções dar suporte muscular, ajudar na drenagem vascular e linfática, ativar o sistema analgésico endógeno, auxiliar na circulação do sangue por todo o corpo e promover a regeneração tecidual, o maior benefício desta técnica é que você pode utilizar junto de qualquer tratamento estético para potencializar seus resultados.

Vale a pena estudar e conhecer mais dessa técnica que extrapolou a ortopedia e o esporte e invade aos poucos a dermato-funcional!  No curso online Taping Estético iremos dar o foco nos distúrbios estéticos onde pode ser utilizado. Clique aqui e saiba mais!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.