Como usar a Fisioterapia no tratamento de envelhecimento






A fisioterapia dermatofuncional é uma área da fisioterapia que atua em diversas disfunções da pele, tanto na prevenção quanto na reabilitação, combatendo problemas funcionais e estéticos do órgão. Um dos benefícios desta área é sua capacidade de ajudar a retardar o envelhecimento facial.

Diferentemente do médico dermatologista, o fisioterapeuta dermato funcional não pode receitar nem ministrar medicamentos. A denominação dermato funcional inclui a restauração e a melhoria do sistema tegumentar. Por isso, passa a ser a parte estética do resultado obtido pelo tratamento.

Os profissionais da área dispõem de vários recursos que têm se mostrado eficazes no combate ao envelhecimento facial. O uso de tecnologias como lasers, radiofrequência e ultrassom micro e macrofocado, já tem comprovação científica na melhora da firmeza da pele e estímulo de colágeno, atenuando com muito sucesso os sinais da idade na pele.

As fibras de colágeno são essenciais para a manutenção da pele com aparência jovem. Sua função é dar sustentação e firmeza e, sem elas, a pele se torna flácida e logo começa a aparecer as primeiras rugas. O que a fisioterapia dermatofuncional faz é justamente promover a produção dessas fibras, ajudando a pele e prevenindo o envelhecimento facial, o que pode ser associado a outras medidas, como parar de fumar.

Na fisioterapia dermato-funcional, os tratamentos realizados podem ser tanto faciais como corporais, pois depende do objetivo do paciente, ou problema que está apresentando na pele. Hoje, pode-se dizer que são diversas as técnicas estéticas que são desenvolvidas dentro do âmbito da Fisioterapia, porém para que o fisioterapeuta consiga desenvolver essas técnicas aprimoradas, ele precisa ter preparação na área estética, com o objetivo de evitar que o tratamento dermatológico e estético se transforme em um problema ou dano irreparável à saúde do paciente.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.