Fisioterapia na diminuição dos riscos ergonômicos







Na busca de solucionar alguns problemas decorrentes do trabalho e estresse do dia a dia, temos a Fisioterapia do Trabalho, que tem como foco principal resolver problemas de baixo rendimento por dores, mal estar corporal e desconforto no ambiente de trabalho.

O Fisioterapeuta do Trabalho atua dentro das empresas e organizações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos profissionais, resolvendo questões de ergonomia, implantando programas de cinesioterapia laboral, resolvendo questões judiciais relacionadas ao LER/DORT.

Para reduzir o alto índice de afastamento, mas principalmente visando a saúde do trabalhador, deve-se enfatizar avaliação, tratamento e prevenção da ocorrência de DORT. Ao empregador cabe recorrer à análise ergonômica do trabalho para avaliar a adaptação das condições laborais às características psicofisiológicas do empregado. Nesse aspecto, a Ergonomia e a Fisioterapia assumem um papel importante na otimização da relação homem-trabalho. O fisioterapeuta pode mostrar às empresas que, ao fornecer condições de conforto e segurança aos empregados, obtêm-se de forma associada um aumento da produtividade e melhora da qualidade, favorecendo a diminuição dos custos de produção.

A escolha dos métodos para a análise ergonômica depende da natureza e do propósito da investigação. A análise pode ser feita por auto-relato, técnicas de observação simples e avançada e avaliação direta.  Pela análise ergonômica, podem-se sugerir mudanças nos postos de trabalho a fim de minimizar os fatores de risco para DORT e favorecer a melhora da qualidade de vida dos funcionários.

Atuações do Fisioterapeuta do Trabalho dentro de uma empresa:

1. Desenvolvimento de programas de Ginástica Laboral;

2. Avaliação postural e análise biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;

3. Prevenção e tratamento do desconforto ou queixa musculoesqueléticas nas atividades laborais;

4. Estudo ergonômico do trabalho, junto a equipe de saúde e segurança do trabalho;

5. Intervenções ergonômicas de correção, conscientização ou sensibilização nas empresas;

6. Palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;

7. Orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores nos postos de trabalho durante a execução de suas atividades ocupacionais;

8. Promover ações terapêuticas preventivas (e curativas) às instalações de processos que levam a incapacidade funcional do trabalho;

9. Analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborais;

10. Desenvolver programas coletivos, que contribuem para a diminuição dos riscos de acidente de trabalho.

O Fisioterapeuta tem importância na intervenção ergonômica específica em conjunto com um trabalho de educação em ergonomia e partição ativa do funcionário a fim de reduzir desconforto, principalmente da extremidade superior, em operadores de computador. Geralmente, após modificações no posto de trabalho por um fisioterapeuta, como regulagem da cadeira, altura da tela e inclinação do encosto, há redução significativa de desordens musculoesqueléticas da coluna lombar, pescoço e ombros.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.