Recursos usados pela Fisioterapia no Melasma







Uma das funções da pele é garantir a pigmentação ou coloração do próprio tecido. Tal coloração é dada por um processo denominado melanogênese, no qual ocorre a síntese da melanina. Esse processo acontece no estrato basal da epiderme, onde um corpúsculo intracelular denominado de melanossoma sintetiza os melanócitos, e, a partir disso, a enzima tirosinase transforma a tirosina em DOPA e depois em DOPA-quinona, obtendo-se a melanina

A gente sabe que alterações na pigmentação da pele podem existir por diferentes fatores causais. As discromias compreendem um grupo de disfunções dermatológicas que causam alterações na pigmentação homogênea da pele.

De grande iimportância, representa a terceira razão mais frequente de busca para uma consulta dermatológica, representando em torno de 8,5% das consultas no Brasil. Tal disfunção pode ser observada por uma hipocromia -caracterizada por uma reduzida pigmentação, ou por uma hipercromia -que possui como característica uma alta pigmentação.

As hipercromias são desordens cutâneas decorrentes de uma produção excessiva de melanina que se manifesta com machas cutâneas de forma heterogênea à sua pigmentação regular. Essa disfunção pode ser de origem constitucional ou provocada por agentes externos, como exposição aos raios ultra-violetas (fototóxicos), medicamentos, distúrbios endócrinos, envelhecimento, gravidez e pós inflamatórios.

Entre as hipercromias mais frequentes encontra-se o melasma -uma hiperatividade melanocítica, resultando em uma hiperpigmentação induzida, caracterizada por manchas castanhas escuras, com irregulares contornos e com margens nítidas. A prevalência do melasma é referida às mulheres, representando incidência com proporção de 9 para 1 e maior frequência na idade fértil, entre 30 e 55 anos de idade.

De grande importância estética é a homogeneidade da cor da pele em colo, membros superiores e principalmente rosto. Em razão disso, várias modalidades terapêuticas são descritas para o tratamento das hipercromias, em especial, para o melasma, com a finalidade de promover uniformização da coloração da pele.

A Fisioterapia Dermatofuncional está em crescente destaque em tecnologias e tratamentos para as disfunções da estética facial. Regulamentada e definida como uma especialidade própria e exclusiva do profissional fisioterapeuta (COFITTO,2009), é a área responsável pela manutenção da integridade do sistema tegumentar, ou seja, um profissional atuante nessa área está preparado para avaliar, prevenir, promover e realizar a recuperação desse sistema.

A fisioterapia dermatofuncional se destaca como seleção de tratamento para essa desordem pigmentar em consideração aos seus diferentes recursos. Desta forma, torna-se de grande importância conhecer e confrontar os diferentes tratamentos realizados pela fisioterapia dermatofuncional a fim de identificar os principais aspectos que levam aos observados benefícios, identificar a segurança para a utilização de compostos químicos empregados e, a partir disso, proporcionar um satisfatório planejamento de tratamento.

Atenção profissionais da área da estética: Radiofrequência e Luz Intensa Pulsada geram calor, esses procedimentos pioram o Melasma.

O microagulhamento tem sua eficácia por meio do sistema "roller" -sistema composto por microagulhas de aço cirúrgico que possuem a função de induzir a produção de colágeno em decorrência de microlesões realizadas na pele.Essas microlesões causam, inicialmente, a ativação do processo inflamatório que levará, por fim, ao aumento da síntese de colágeno e à restituição da integridade da pele. Além de suas diferentes indicações clínicas, o microagulhamento tem a função de potencializar a permeação de ativos cosmetológicos, considerando que tais microlesões facilitam a absorção do ativo

Outro recurso terapêutico que medeia o tratamento para o melasma é o laser. Baseado na fototermólise seletiva, o laser emite luz a um comprimento de onda que é absorvido, especificamente, pela melanina, destruindo, desta forma, o pigmento. Contudo, embora apresente resultados satisfatórios, a eficácia e segurança dos lasers para melasma ainda é controversa e pouco elucidada. Paralelamente, para obtenção dos resultados é imprescindível conhecer o tipo de laser no que se refere ao comprimento de onda e duração de pulso, para, desta forma, valer-se ao máximo de sua funcionalidade clínica.

Para finalizar, deixo aqui a indicação de um bom conteúdo para quem quer estudar a Estética e seus diversos aspectos. Clique aqui e vá para a página da Quero Conteúdo de Estética!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.