Fisioterapia no Envelhecimento Facial







O envelhecimento não pode ser avaliado por rugas exclusivamente, porém, elas podem  demonstrar o início do processo. Além deste fator podemos observar também a perda do viço e alteração da tonalidade da pele, diminuição da elasticidade devido à redução do número de fibras elásticas e de outros componentes do tecido conjuntivo.


Esteticamente, o processo de envelhecimento cutâneo é bastante significativo. As agressões externas danificam o manto hidrolipídico e o fator natural de hidratação da pele, deixando por consequência a pele desprotegida, acelerando o processo de envelhecimento, causando perda e reposicionamento da gordura facial, gerando o aparecimento de rugas.

Podemos observar também algumas outras alterações morfológicas no processo de senescência:

− Diminuição da substância fundamental (proteínas);
− Engrossamento das fibras colágenas e uma alteração nas fibras elásticas; − Atrofia do tecido adiposo cutâneo;
− Atrofia muscular;
− Diminuição das glândulas sebáceas em número e função;
− Camada córnea fica mais permeável;
− Atrofia dos melanócitos.

Com o tempo, o rejuvenescimento facial mudou do simples apagamento de rugas e estiramento cirúrgico para um enfoque em que se faz o relaxamento muscular e volumização com restauração do contorno facial.

Os procedimentos para o tratamento do envelhecimento cutâneo facial têm evoluído muito nos últimos anos, proporcionando alternativas para atenuar a aparência das linhas de expressão, rugas e manchas senis.A Fisioterapia faz parte dessa mudança. A procura por tais métodos têm aumentado em virtude de grande parte dessas técnicas serem não invasivas, gerando mais comodidade para as pacientes, pois, não há interrupção da rotina diária, devido à rápida recuperação.

A Fisioterapia Dermato Funcional é responsável pela prevenção e o tratamento do envelhecimento facial que podem ser realizados, principalmente, através de:

− Manutenção da barreira cutânea com higiene e hidratação adequada; − Fotoproteção;
− Neutralizar os radicais livres;
− Aumentar a síntese de colágeno e elastina dérmicos;
− Reduzir a glicação de colágeno.

O envelhecimento cutâneo, em especial o facial, é um fator natural que atinge a todas as pessoas, independente do sexo. O uso de tecnologias como lasers, radiofrequência e ultrassom micro e macro focado, já tem comprovação científica na melhora da firmeza da pele e estímulo de colágeno, atenuando com muito sucesso os sinais da idade na pele .

As fibras de colágeno são essenciais para a manutenção da pele com aparência jovem. Sua função é dar sustentação e firmeza e, sem elas, a pele se torna flácida e logo começam a aparecer as primeiras rugas. O que a fisioterapia dermatofuncional faz é justamente promover a produção dessas fibras, ajudando a pele e prevenindo o envelhecimento facial, o que pode ser associado a outras medidas, como parar de fumar.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.