Mat Pilates para reabilitação muscular






O MAT Pilates, ou Pilates Solo, é um conjunto de exercícios que envolvem a exercícios livres, com ou sem acessórios, integrando mente e corpo, e exigindo de força e concentração dobradas.

São exercícios executados sobre um tapete, e por isso o nome: MAT.

As variações do MAT Pilates incluem não só movimentos diferentes, como podem incluir acessórios para facilitar ou dificultar o exercício.

Todos sabemos que  pilates tem uma função terapêutica na reabilitação muscular, por isso é bastante indicado para quem tem lesões e até para idosos – de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, o método é capaz de reverter efeitos do envelhecimento e promove melhorias na flexibilidade, no equilíbrio e na qualidade de vida das pessoas mais velhas. Para o mat pilates, não existem contraindicações. Algumas pessoas consideram o pilates solo mais difícil, por não contar com a ajuda dos aparelhos, mas é só adaptar a atividade à capacidade, à aptidão e às características de cada um.

A amplitude de cada movimento que envolve o Mat pilates é o que o torna tão poderoso para a saúde física. Desvios posturais, por exemplo, são corrigidos gradualmente durante as aulas. O alinhamento é constantemente trabalhado nos exercícios de Pilates para fortalecer a coluna e alinhar de forma mais adequada e natural com a dinâmica física do corpo.

O Mat pilates é uma atividade física que não discrimina idades, desse modo, seus benefícios podem ser colhidos por qualquer pessoa disposta a elevar a sua qualidade de vida e desfrutar de maior força física, equilíbrio, consciência corporal, tranquilidade e flexibilidade.


Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais
 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.