Pontos Importantes numa avaliação com Testes Funcionais







Os Testes Funcionais têm como objetivo identificar os padrões de estabilidade e mobilidade necessários para qualquer pessoa que procure melhorar o rendimento na sua vida normal e em qualquer modalidade desportiva que exija movimento de alta qualidade.

Fatores importantes para analisar em uma avaliação com testes funcionais

  • Estabilidade do Arco Plantar, Joelhos, Pelve, Core e Lombar
  • Mobilidade do Tornozelo, Quadril, Torácica e Glenoumeral
  • Dissociação de Quadril
  • Flexibilidade Muscular e Dinâmica
  • Equilíbrio
  • Ativação Muscular
  • Concentração
  • Postura
  • Amplitude de Movimento
Os termos estabilidade e mobilidade por vezes criam confusão. Estabilidade é a capacidade de manter a postura e/ou controlar o movimento, esta pode ser estática (ex.: prancha frontal) e/ou dinâmica (ex.: prancha frontal com elevação alternada dos braços ou pernas).

Mobilidade é a combinação de flexibilidade muscular (pense na extensibilidade do músculo) mais a amplitude de movimento de uma ou mais articulações (pense, por exemplo, na energia elástica necessária para produzir força quando levamos o braço atrás em qualquer tipo de lançamento ou quando levamos a perna atrás para efetuar um remate no futebol).

O primeiro passo para se obter uma avaliação funcional com informações mais precisas é o conhecimento do histórico clínico do aluno. O segundo passo é aplicar um teste funcional de movimentos para avaliar diversas funções como por exemplo, estabilidade, mobilidade e postura.

Um programa de exercícios inspirado na avaliação funcional deve ter embasamento em anatomia, cinesiologia e biomecânica, por exemplo, as quais nos permite construir mecanismos de movimentos corretos contribuindo para e evolução e prevenção de lesões.

Para o profissional que quer ter mais conhecimento nesta área, indico dois materiais excelentes:

[Fisioterapia Esportiva] E-Book Testes Funcionais no Esporte - Você conhece os principais testes funcionais utilizados no esporte? Hop Tests, Lateral Step Down, Y Balance Test...? Eu preparei um material super completo, e baseado em evidências científicas, que vai te ajudar a avaliar seu atleta em qualquer situação: lesão, retorno ao esporte, avaliação pré-temporada ou programas preventivos. Clique aqui e saiba mais!

Testes Funcionais em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva - Quer saber mais sobre Testes Funcionais Aplicados a Fisioterapia Ortopédica e Esportiva? Este minicurso é para você! São 04 horas de curso disponível em vídeo e PDF com os principais testes funcionais, com descrição detalhada, vídeos ilustrativos e evidências científicas. Clique aqui e saiba mais!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.