Quais são as Principais Doenças Laborais?







A ginástica laboral contempla exercícios corporais que ajudam a manter a postura correta, prevenir lesões por esforço repetitivo e aliviar o estresse.

Praticada durante o expediente e no local de trabalho, é uma opção encontrada por muitos gestores que visam proporcionar benefícios aos seus funcionários e, consequentemente, à organização.

O grande objetivo de todo projeto de Ginástica Laboral implantado é que esses benefícios para a saúde do funcionário apareçam logo. Com um bom trabalho de Ginástica Laboral, há uma redução nos afastamentos por doenças no ambiente laboral. E quais são as doenças mais comuns, aquelas que a Ginástica Laboral tem que prevenir?

As três principais doenças laborais são o sedentarismo e a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), e as dores na coluna. Ambas podem trazer diversos prejuízos para o ambiente de trabalho e por isso a ginástica laboral no trabalho tem um papel muito importante na redução delas.

Sedentarismo: doença considerada o mal do século, é caracterizada pela ausência ou diminuição de exercícios físicos ou esportivos. Causa redução do gasto calórico do corpo e por isso pode originar diversas doenças como: diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras.

LER (Lesão por Esforço Repetitivo): neste caso não se trata de uma doença, mas sim de uma síndrome que ataca músculos, tendões, e nervos dos membros superiores. Ela é causada por movimentos de esforço repetitivos ou ações que exijam muita força. Por isso, pessoas que trabalham com computadores e precisam digitar fazendo esse movimento repetitivo em toda a sua jornada de trabalho, estão mais expostas ao risco de ter essa síndrome.

Lesões na coluna: De acordo com dados da pesquisa nacional de saúde realizada pelo IBGE em 2014, demonstra que 18,5% da população brasileira têm algum tipo de doença crônica na coluna e esse tipo de problema é um dos que mais causam afastamento dos trabalhadores dos seus postos de trabalho. Também com o aumento da modalidade de trabalho home-office, os riscos de lesões na coluna dos colaboradores podem aumentar. Tudo isso está ligado à falta de uma boa ergonomia (espaço planejado para promover uma boa postura de trabalho ao colaborador).

O atendimento em empresa é um campo de trabalho imenso para os fisioterapeutas. Atuar na prevenção e tratamento dessas patologias acima é essencial para o sucesso de um bom projeto. 

Falando em projeto, se você quiser saber como montar um projeto para apresentar a uma empresa, vou te indicar um material: o ebook "Como elaborar um projeto de Ginástica Laboral". Ele traz aspectos que interessantes para se abordar na elaboração de um projeto. Nele, é explicado cada ponto desde elaboração de projeto a implantação e trago exemplos de tipos de aulas e exercícios para facilitar o caminho do profissional.Saiba mais clicando aqui!

Sem dúvida, a ginástica laboral traz uma melhora a produtividade da empresa, uma vez que reforça a auto estima, previne o stress, aumenta capacidade de concentração no ambiente de trabalho , melhora o relacionamento interpessoal, previne doenças ocasionadas pelo trabalho. Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho

Aposte nessa ideia!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.