Função da Fisioterapia do Trabalho nas empresas






A fisioterapia do trabalho surgiu devido a necessidade do acompanhamento da saúde do trabalhador, sendo baseada em algumas ciências como a ergonomia, atividade laboral, biomecânica, entre outras, sempre com o objetivo de prevenir, resgatar e manter a saúde ocupacional. Através do enfoque interdisciplinar e multiprofissional atua na reabilitação de queixas ou patologias musculoesqueléticas decorrentes do trabalho.

O ambiente de trabalho pode gerar desgaste físico e mental para os funcionários, então o papel do fisioterapeuta é proporcionar a eles um bem-estar físico e social — tanto na vida pessoal desses colaboradores quanto na vida profissional. Com isso, ele pode ensinar o método mindfulness para que os trabalhadores preservem sua saúde mental. 

Entre as funções desse profissional, destacam-se:

  • o desenvolvimento de programas de ginástica laboral;
  • a promoção de palestras sobre a conscientização, treinamento preventivo e capacitação das doenças causadas pelo trabalho;
  • a prevenção de desconforto ou queixas relacionadas à região musculoesquelética durante as atividades laborais;
  • a avaliação da postura e a análise da biomecânica das atividades feitas no local de trabalho;
  • a realização de orientações sobre postura e ergonomia dos funcionários dentro e fora do trabalho;
  • o tratamento de doenças e queixas musculoesqueléticas.

O fisioterapeuta busca, principalmente, prevenir as lesões dos trabalhadores, orientando-os a adotarem hábitos diários mais saudáveis. Além disso, faz intervenções para a correção da ergonomia e da postura, promovendo sessões terapêuticas que focam no alívio de dores e desconfortos causados pelas atividades no trabalho.

Objetivos Específicos

     Dentre os objetivos específicos encontram-se:

  • prevenir, resgatar e manter a saúde do trabalhador,
  • abordar na ergonomia e biomecânica,
  • prescrever exercícios laborais,
  •  atuar na recuperação de queixas ou desconfortos físicos sobre o aspecto multiprofissional e interdisciplinar,
  • promover a melhora da qualidade de vida do trabalhador,
  • evitar a manifestação de queixas musculoesqueléticas de origem ocupacional ou decorrentes de atividades diárias,
  • contribuir com a melhora da saúde do trabalhador aumentando seu bem estar, desempenho e produtividade.

Para atuar como um fisioterapeuta do trabalho, é necessário ter concluído a graduação em fisioterapia, que dura de 4 a 5 anos, em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é preciso ter o registro profissional no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

O fisioterapeuta juntamente com a equipe de saúde ocupacional não se limita apenas a curar a patologia, mas preveni-la também. Assim, a fisioterapia traz uma série de benefícios devido às sua qualificação técnica para analisar o empregado com um todo, desde aquele que pertence ao grupo sintomático (que já tem uma patologia, onde a atuação de dará com ações preventivas e curativas), o grupo assintomático (que não apresenta patologia, onde vai atuar preventivamente), até o grupo de risco (que não apresenta sintomatologia, mas na avaliação é detectada uma predisposição para o desenvolvimento, onde dará ênfase a ações preventivas).



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.