Síndrome de dor miofascial e a ATM








Dor e tensão nos músculos ao redor da mandíbula (síndrome de dor miofascial) é o distúrbio mais comum que afeta a região temporomandibular.

As pessoas com dor no músculo podem sentir dor e tensão dos lados do rosto ao acordar ou após períodos estressantes durante o dia. Apertar e ranger os dentes durante o sono e respiração disfuncional durante o sono, como a apneia obstrutiva do sono, podem fazer com que a pessoa acorde com dor de cabeça que pode diminuir lentamente ao longo do dia.

No entanto, algumas pessoas têm sintomas enquanto estão acordadas, inclusive dor de cabeça, se continuarem a apertar e ranger os dentes enquanto estiverem acordadas. Ao abrir a mandíbula, ela pode mover-se lentamente (desviar-se) para um lado ou para o outro e pode não abrir totalmente. Os músculos da mastigação são normalmente doloridos e sensíveis ao toque.

A dor e abertura limitada da boca são causadas principalmente por fadiga ou uso em excesso do músculo, às vezes resultantes de problemas de desalinhamento dos dentes superiores e inferiores, mas com mais frequência devido a lesão na cabeça ou no pescoço, estresse emocional, distúrbios do sono ou até mesmo dor de dente. A dor também é causada ao tentar abrir demais a mandíbula. A dor e tensão no músculo também podem resultar do apertar ou ranger os dentes enquanto se está acordado ou dormindo, devido a estresse psicológico ou relacionado ao sono.

O ato de apertar ou ranger os dentes enquanto dorme exerce muito mais força que ao fazer isso acordado. A dor e tensão no músculo são mais comuns entre mulheres e, em geral, afeta as mulheres em seus 20 anos e as que estão próximo ou passando pela menopausa.

Para finalizar, tenho duas dicas para quem quer ou para quem já trabalha com ATM. O Curso Online Fisioterapia na ATM, do Portal Educação, traz um conteúdo completo, com uma ótima plataforma de estudo. Para mais informações, clique aqui. Além desse curso, tem o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares, que foi feito por um fisioterapeuta que trabalha com ATM e tem muitas dicas importantes. Para mais informações, clique aqui.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.