A importância do Isostreching pra formação do Fisioterapeuta






Nem todo fisioterapeuta precisa saber como isostreching funciona mas se você quiser trabalhar com postura e desequilíbrios musculares, é fundamental saber mais sobre Cadeias Musculares. E se tem um método na fisioterapia que é eficiente sob esse aspecto, é o isostreching.

O nome é a justaposição de duas palavras: "iso", que é a abreviação de isometria (contração de um determinado músculo ou grupo) e "stretching", que vem do inglês e quer dizer "alongamento". Portanto, o método consiste em trabalhar o corpo com alongamentos para melhorar a mobilidade articular, resultando em tonificação e flexibilidade.

Enquanto seu principal objetivo é tratar a dor na coluna vertebral, a aplicação do isostretching trabalha particularmente os seguintes componentes: respiração, postura, reforço e flexibilidade muscular, contribuindo para o equilíbrio e harmonia do corpo como um todo.

Esta é uma técnica completa, que consiste na realização de exercícios, que têm como função melhorar a flexibilidade e fortalecer os diferentes grupos musculares do corpo, através de exercícios adequados, desenvolvendo a consciência de posições corretas da coluna e, também, da capacidade respiratória.

Com o Isostretching, a pessoa desenvolve sua flexibilidade muscular. Dessa maneira, doenças da coluna são evitadas ou seu processo é minimizado.

Veja agora outras vantagens da aplicação do método:

  • Correção da postura
  • Desenvolvimento da consciência das posições corretas da coluna, prevenindo atitudes que desencadeiam dor
  • Melhora da flexibilidade/alongamento da musculatura, facilitando o movimento corporal
  • Melhora da força muscular, principalmente da musculatura profunda da coluna, a qual é responsável pela manutenção da posição ereta da coluna vertebral
  • Melhora da condição física
  • Redução das dores
  • Melhora da capacidade respiratória
  • Diminuição das tensões musculares
  • Promoção do bem-estar
Os exercícios de isostretching incluem três posições: deitado, sentado e em pé, e pode-se usar uma bola ou bastão. As técnicas podem ser praticadas até 2 vezes por semana e precisa de um acompanhamento de um fisioterapeuta.

Procure saber mais sobre essa técnica, que te dará uma boa visão sobre desequilíbrios musculares e correção de patologias da coluna.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.