Como a fisioterapia ajuda no tratamento da Escoliose?







A escoliose apresenta os seguintes tipos de curvatura: estruturais e funcionais, podendo apresentar-se em forma de "C" única curva ou "S" dupla curva, sendo que, nesse caso, a curvatura maior deve ser considerada primária.

Na curvatura estrutural surge uma proeminência devido ao componente rotacional, chamado gibosidade, vista no lado convexo da curva e observada através do Teste de Adams, utilizado mundialmente para detecção, onde é realizada uma flexão anterior do tronco e verificado uma proeminência do lado da convexidade e uma depressão do lado da concavidade.


Outra forma de distinguir o tipo de curvatura escoliótica é classificá-la em curvatura primária e secundária.  A curvatura primária é a primeira curvatura a aparecer, ou, em virtude da dificuldade em identificar à primeira, pode classificá-la como a curvatura com maior angulação. Assim, a curvatura secundária ou compensatória se desenvolve acima, ou abaixo da curvatura primária, e, como o próprio nome já diz, é uma curvatura que busca compensação a fim de recuperar o alinhamento corpóreo.

A fisioterapia, por meio de diferentes métodos, tem por objetivo minimizar a curva escoliótica, prevenir e evitar sua progressão. Sabe-se que, independente da forma, da fase do aparecimento e do tipo da escoliose, observa-se desequilíbrio musculoesquelético com deformidade visível, déficit de conscientização postural e dor progressiva aos indivíduos.  A conduta terapêutica deve ser específica respeitando as condições anormais como: tipo de curvatura, etiologia, idade do paciente, gravidade e os sintomas.

Segundo esse estudo, diferentes métodos fisioterapêuticos encontrados para tratamento da escoliose, Isostretching, Quiropraxia, Pilates, RPG (Reeducação Postural Global), Corrente Russa, Klappe a Reeducação Tridimensional, associados ou não, são efetivos no tratamento da curva escoliótica, porém, dependente do tipo de escoliose, das características dos indivíduos, bem como da adesão e adequação do paciente ao tratamento.

Vale ressaltar que o objetivo maior da fisioterapia em casos de escoliose é trabalhar o tônus para obter o alinhamento das estruturas, sempre fortalecendo a musculatura profunda (porque são os pequenos músculos que sustentam a nossa coluna).

Até a próxima!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.