Tratamentos de Fisioterapia para Celulite







A fisioterapia vem ampliando cada vez mais suas áreas de atuação, visando sempre o equilíbrio entre saúde física e qualidade de vida. A fisioterapia dermato funcional é uma área recente que busca fornecer embasamento científico aos tratamentos estéticos que eram tidos como empíricos..

O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais cinesioterapia, RPG, cosmetologia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clinicas e estéticas com conhecimentos relevantes de anatomia, fisiologia, patologia. Esse conhecimento proporciona uma abordagem direcionada á forma mais eficaz de tratamento para cada paciente, potencializando e assegurando resultados efetivos, sem causar riscos à saúde (Horibe, 2000).

Diversos são os distúrbios estéticos que afetam a população principalmente feminina, dentre eles o fibro edema gelóide (FEG) é um dos mais frequentes e relevantes, pois além de esteticamente desagradável, diminui a autoestima e pode causar algias nas zonas acometidas.

Clinicamente o FEG pode ser classificado segundo a evolução em quatro graus:

1° Grau: não é visível a inspeção, só com a compreensão do tecido entre os dedos ou contração muscular voluntária, tem ausência de fibrose. É uma fase breve, puramente circulatória, que comporta essencialmente uma estase venosa e linfática.

2° Grau: visível a inspeção, mesmo sem a compressão dos tecidos ou a contração muscular voluntaria, presença de fibrose e alteração de sensibilidade. Considerada como a fase exsudativa, a dilatação arteriocapilar provocada pela estase acentua-se, sendo o 3 tecido celular invadido por um composto de mucopolissacarídeos e eletrólitos. Tal exsudato dissocia as fibras conjuntivas e altera as terminações nervosas da região

3° Grau: predominância de fibrose a macro nódulos sensibilidade dolorosa aumentada, podendo apresentar déficit funcional ). É a fase dos nódulos propriamente ditos. Aparecem os fibroblastos, formando um arcabouço fibroso, que progressivamente vai se transformando em colágeno

4° Grau: Com fibrose cicatricial, atrófica irreversível. Há retração esclerótica. As arteríolas são atingidas, ocorrendo uma endoarterite e uma periarterite, sendo os nervos comprimidos pelo conjunto de fibroses.

Abordagens terapêuticas

Corrente Galvânica

A corrente galvânica é utilizada na sua forma pura (galvanização) ou em associação a drogas despolimerizantes (ionoforese). Quando utilizada na sua forma pura os efeitos podem promover um incremento na nutrição do tecido afetado consequente ao aumento 5 da circulação local, que ocorre principalmente no nível do pólo negativo, que é mais estimulante.

A iontoforese consiste em fazer penetrar no organismo substancias farmacológicas ionizáveis através do revestimento cutâneo por meio de uma corrente elétrica unidirecional que possui propriedades polares iontoforeticas . Os primeiros resultados são notáveis em geral por volta da 6ª ou 7ª sessão de ionização. A duração é em média da sessão é cerca de 20 minutos.

O número de sessões é de 20, podendo-se realizar novas sessões após um descanso de 1 mês.

Eletrolipoforese

Por definições, a eletrolipoforese é uma técnica destinada ao tratamento das adiposidades e acúmulo de ácidos graxos localizado. Caracteriza-se pela aplicação de micro correntes específicas de baixa frequência de baixa frequência (ao redor de 25 Hz) que atuam diretamente no nível dos adipócitos e dos lipídios acumulados, produzindo sua destruição a favorecimento sua posterior eliminação. A eletrolipoforese trata-se de um procedimento que consiste em veicular ondas elétricas de intensidades e de frequência definidas. Utilizam-se vários pares de agulhas e correntes de baixa intensidade, criando um campo elétrico entre elas. A intensidade da corrente utilizada varia de 5 a 40 mA e frequência é escolhida entre 5 a 500Hz. A duração da sessão é de 50 minutos, sendo realizada uma vez por semana. O número de sessões varia de 3 a 6, sendo que a implantação de agulhas pode ser alterada a cada sessão de acordo com a localização dos enchimentos celuliticos).

Os efeitos fisiológicos proporcionados pela eletrolipoforese são: efeito Joule, onde a corrente elétrica, ao circular por um condutor, realiza um trabalho que produziria certo tipo de "calor" ao atravessar o mesmo, efeito eletrolítico, efeito de estímulos circulatório, efeito neuro hormonal, que produz uma estimulação artificial do sistema nervoso simpático e como conseqüência, ocorre a liberação de catecolaminas com aumento de AMP cíclico o intradipocitário, e aumento da hidrolise dos triglicerídeos. A esse tratamento atribui-se uma modificação do meio intersticial, que favorece trocas metabólicas, e ainda lipólise. Como o processo é considerado invasivo, é considerado de uso médico.

Correntes Excitomotoras

A estimulação elétrica muscular (NMES) é Renan um importante coadjuvante no tratamento do fibro edema gelóide. Esta modalidade terapêutica tem por objetivo propiciar o fortalecimento e/ou hipertrofia muscular, bem como o aumento da circulação sanguínea e linfática, melhorando assim o trofismo dos tecidos. Um ponto importante a ser observado é a sensibilidade do paciente, pois quanto mais agradável for, maior intensidade o paciente suportará, maior profundidade do campo elétrico e, consequentemente, maior o número de unidades motoras recrutadas. Trabalhando-se com correntes de baixa frequência (até 300 Hz), em torno de 0,5 a 60 Hz, poderemos ter uma boa contração muscular em sessões com duração de 15-20 minutos, realizadas 2-3 vezes por semana.

O número de sessões esta compreendido entre 15 e 30. Os resultados esperados e obtidos além de 10 sessões são representados por uma tonificação seletiva dos músculos, redução dos depósitos de adipócitos, aumento da circulação e aumento do metabolismo

Vacuoterapia

Sistema mecânico não invasivo que utiliza rolos motorizados com pressão positiva combinados com a pressão negativa do vácuo de intensidade variável, que produz os mesmo efeitos das massagens manuais, permitindo que a terapia seja mais rápida, mais moderna e mais padronizada.

É um método de massagem que engloba equipamentos motorizados, que utiliza a técnica de sucção, promovendo uma mobilização profunda da pele e de tecido subcutâneo, permitindo um incremento da circulação sanguínea e linfática. Para este fim, utiliza-se a técnica de ventosas.

A vacuoterapia é uma técnica de massagem que depende do fisioterapeuta para ser utilizada de forma correta, pois o mesmo terá o devido conhecimento da anatomia e fisiologia do corpo humano, possibilitando que a técnica ela empregada de maneira que obedeça ao trajeto do sistema linfático e venoso e o sentido das linhas de tensão da pele.

Drenagem linfática

A drenagem linfática é de grande importância no tratamento do fibro edema gelóide, diante do quadro de estase sanguínea e linfática. Esta técnica consiste em captar o liquido intersticial excedente que originou o edema e evacuá-lo em direção aos corredores de reserva ganglionares, mantendo, dessa forma o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais.

A drenagem linfática pode melhorar a tonicidade tissular e aumentar o transporte de metabólitos, promovendo um maior turgor da pele, e também pode ajudar no transporte de microestruturas, retornando ao seu estado inicial ou otimizando este estado.. A massagem não representa mais que um coadjuvante no tratamento do fibro edema gelóide, não devendo ser utilizada como recurso fisioterapêutico único e completo, devido à etiologia multifatorial. A massagem promove analgesia, incremento na circulação sanguínea e linfática, auxilia na penetração de produtos com princípios ativos específicos, e aumenta a maleabilidade tecidual

Ultra- som

O uso do ultra-som no tratamento do fibro edema gelóide está vinculado à sua capacidade de fonoforese, além de promover neovascularização com consequente aumento da circulação, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras colágenas e melhora das propriedades mecânicas do tecido (Guirro et all., 2002). Normalmente, trata-se a celulite com fonoforese, utilizando o ultra- som de 3 MHz no modo continuo (em virtude de maior ação tixotrópica).

O efeito tixotrópico relacionado ao ultra-som fornece a ele a capacidade de transformar coloide gel em sol. Na prática verificamos que o ultra som é capaz de "amolecer" (transformar em estado gelatinoso) substâncias em estado de maior consistência. Esse efeito permite o aumento da elasticidade tecidual e a diminuição de consistência tecidual fibrótica, principalmente nos casos de FEG, fibrose pós lipoaspiração, cicatrizes aderentes, dentre outros. Há que ressaltar a importância da qualidade dos produtos utilizados na fonoforese para esse tratamento, no tocante à transmissibilidade ultra-sônica, pois dependendo da técnica 7 fonoforética utilizada o produto escolhido como meio acoplante poderá facilitar ou dificultar a ação do campo ultra- sônico na afecção tratada .

O ultra som tem efeitos fibrolíticos que diminuem a esclerose tecidual com as fricções moleculares. Produz-se uma despolimerização das moléculas grandes de modo a diminuir a viscosidade do meio, que no fibro edema gelóide encontra-se aumentada.  O ultrassom é indicado em quadros de celulite, fibroses pós cirúrgicas, pós-operatórios em cirurgias plásticas e em casos de próteses encapsuladas.

Contraindicado para problemas ginecológicos (cistos, miomas, endometriose), mulheres amamentando, tumores (por acelerar seu crescimento e as metástases), distúrbios cardíacos, órgãos reprodutores, área pós-operatória, processos infecciosos, tromboflebites e varizes, áreas com alteração de sensibilidade, globo ocular, áreas com circulação inadequada, osteoporose, DIU, diabetes descompensada, problemas renais crônicos, marca-passo ou similares, hipertensão ou hipotensão não controladas, hipertireoidismo ou hipotireoidismo não controlados.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é uma técnica recentemente introduzida na área da estética, constitui-se de uma técnica que utiliza o gás carbônico medicinal (Dióxido de Carbono ou CO2), injetado no tecido subcutâneo, estimulando assim efeitos fisiológicos como melhora da circulação e oxigenação tecidual (Borges 2008). O mecanismo de ação do gás carbônico é, sobretudo, na microcirculação vascular do tecido conectivo, promovendo uma vasodilatação e um aumento da drenagem veno linfática. Com a vasodilatação, melhora-se o fluxo de nutrientes entre eles, as proteinases necessárias para remodelar os componentes da matriz extracelular e para acomodar a migração e reparação tecidual.. Além da atuação na membrana adipocitária e alteração na curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio (efeito Bohr), esta ação lipolítica oxidativa atua diretamente no FEG, aumentando a viscosidade, estase vênulo-capilar com hipo-oxigenação e consequente sofrimento do adipócito, levando a lipogênese e hipertrofia.

Radiofrequência

A Radiofrequência (RF) tem ressurgido nos últimos três anos no mundo inteiro devido às novas indicações na fisioterapia dermato-funcional, porém sua origem data do ano de 1981 com D'Ansorval, o qual estudou as respostas dos tecidos mediante correntes de intensidades distintas. É definida como um tipo de radiação eletromagnética geradora de calor, compreendida entre 30.000 Hz e 3.000 MHz.

Este tipo de calor alcança tecidos a vários centímetros de profundidade, gerando energia e forte calor sobre a camada mais profunda da pele enquanto a superfície se mantém resfriada e protegida, causando contração das fibras de colágeno existentes, tornando-as mais eficientes na sustentação da pele, e estimulando a formação de novas fibras. Com os avanços da tecnologia sugeriram-se formas melhoradas deste tipo de terapia que possui menos riscos e mais efetividade. Recentemente a radiofrequencia tem sido proposta como um tratamento eficaz para 8 celulite, com o calor provocado ocorre uma agitação nas células de gordura que faz com que elas diminuam o tamanho e se reorganizem, com o aumento do fluxo sanguíneo no local ocorre uma otimização do tratamento resultando assim o aspecto da pele, ou seja, da celulite.

Massagem Modeladora

A massagem modeladora é uma técnica que utiliza manobras rápidas e intensas sobre a pele, utilizando pressão através de movimentos de amassamento e deslizamento. Entre os principais benefícios estão à melhora da oxigenação dos tecidos, a quebra da cadeia de gordura e a melhora do tônus muscular. A massagem desobstruí os poros, deixa a pele hidratada e mais delicada. Atua sobre as células mortas, apressando sua eliminação, estimula a circulação sanguínea ocorrendo hiperemia local. Atua na eliminação de retenção de líquido devido a sua atuação também no sistema linfático. Quando adequadamente aplicada agrega a utilização de cosméticos lipolíticos onde os efeitos benéficos da massagem corporal são intensificadas.

A maior parte dos problemas estéticos é de etiologia multifatorial, ou seja, de varias causas. Fatores ambientais culturais, genéticos, psicossociais e idade estão diretamente relacionados ao surgimento de transtornos estéticos.

Portanto a massagem não deve se utilizada como único recurso como tratamento estético, para isso o profissional massoterapeuta deve estar preparado para orientar o paciente quanto a cuidados com alimentação, prática de atividades físicas, consumo de água, utilização de filtro solar, dentre outros. É importante que o terapeuta atue com o espírito de multidisciplinaridade, e indique ao paciente que procure orientação e tratamento com outros profissionais da saúde, como nutricionistas, educadores físicos e médicos, dependendo das necessidades do paciente que deverão ser avaliadas na ficha de anamnese.

A massagem representa um coadjuvante no tratamento da celulite, não devendo ser utilizada como recurso terapêutico único e completo, devido à etiologia multifatorial do fibro edema gelóide. A massagem promove analgesia e incrementa a circulação sanguínea e linfática.

Outras ações da massoterapia são: auxílio na penetração de produtos com princípios ativos específicos, diminuição da resistência da pele às correntes, e aumento da maleabilidade tecidual. Ela deve ser utilizada de forma inteligente. A utilização de técnicas de drenagem linfática é de grande valia no tratamento diante do quadro de estase sanguínea e linfática.

Portanto quando o enfoque no tratamento estético é o fibro edema gelóide, o massoterapeuta deve priorizar em sua conduta de atendimento a utilização de manobras de drenagem linfática, no sentido de retorno venoso da circulação e em direção aos gânglios linfáticos.

Podem ser utilizadas manobras de deslizamento, deslizamento em bracelete, fricções e amassamentos, que também irão atuar sobre o tecido adiposo, melhorando seu aspecto irregular. 

Indicações da Massagem Estética: Combater a fibro edema gelóide (celulite), combater a gordura localizada, hidratar a pele, relaxar a musculatura, ativar a circulação sanguínea; ajuda a combater a flacidez, prevenir estrias e varizes.

 Contraindicações da Massagem: Pressão alta, varizes, pacientes cardíacos, inflamação, processos cancerígenos, nódulos e cistos, estado febril, pós-cirúrgico, menstruação abundante, gestação, osteoporose, placas e próteses

Ação da Massagem Estética

Sobre o Tecido Tegumentar: Mediante a troca de líquidos (arterial / intersticial / intracelular / linfático ou venoso) temos a revitalização dos tecidos por desintoxicação e nutrição dos mesmos.

Sobre o Tecido Adiposo: O favorecimento da troca de líquidos implicará na melhora da circulação periférica que dá condições aos adipócitos, em especial os superficiais, de "manterem" sua carga, impedindo a sedimentação que dá origem à celulite.

Sobre o Tecido Muscular: A massagem desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático, nutre e, dependendo das manobras utilizadas, pode tonificá-la.

Sobre a Circulação: Quando se realiza manobras centrípetas, direcionadas aos gânglios linfáticos indicados conforme a região tratada, a massagem auxilia o melhor retorno linfático e reabsorção da linfa do meio intersticial. Havendo uma diminuição do inchaço local. Por consequência diminui medidas e atenua a celulite.

Deslizamento

Manobra introdutória a qualquer modalidade de massagem ocidental. Os deslizamentos iniciam sempre de modo mais leve e superficial até atingir a velocidade e pressão conforme o objetivo almejado. Esta manobra permite ao massoterapeuta fazer o reconhecimento do tipo de pele do paciente e se a mesma está em condições saudáveis para a execução das manobras. Esta manobra realizada de forma lenta e rápida promove um efeito analgésico que permite gradualmente que o paciente se acostume e suporte sem maiores desconfortos manobras mais vigorosas subsequentes. Um movimento de alisamento é realizado com toda a superfície palmar de uma ou ambas as mãos.

Pinçamento

É indicado para ativação muscular e combate à flacidez. Deve ser executado com as extremidades dos dedos polegar, indicador e médio. Pinçando pequena quantidade de músculos com uma e outra mão alternadamente ou em forma de "C" com os dedos polegar e indicador. É usado para uma porção maior de músculos.

Percussão

Utilizada quando o objetivo é tratar a flacidez. Estimula através da contração das fibras musculares a circulação e a tonicidade muscular. Deve ser executada seguindo a orientação das fibras musculares. Não utilizar esta manobra em regiões sem apoio ósseo (abdômen).

Fricção

É uma espécie de deslizamento profundo executado de modo energético e rápido, visando modelar gordura localizada. Podem ser utilizados também o polegar e o nó dos dedos para a realização das fricções em regiões como coxas e glúteos


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.