Cinesioterapia prática







A fisioterapia ajuda no fortalecimento muscular e a prescrição cinesioterapêutica é uma ferramenta base para o fisioterapeuta. A cinesioterapia é um conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação de diversas situações, fortalecendo e alongando os músculos, e também podem servir para otimizar o estado de saúde geral e prevenir alterações motoras.

O tratamento adequado começa na identificação do problema ou da circunstância, favorecendo a criação de um plano de ação — que é personalizado para cada paciente.

Objetivo
Manutenção ou ganho de todo arco articular e um trabalho de estimulação proprioceptiva.

Mobilização: Com o objetivo de interferir nas estruturas articuladas com um tipo de tracionamento, liberando áreas de atrito nessas mesmas superfícies (ex: técnica de Codman).

Manipulação: Readiquirir a integridade de todas as articulações, tanto a nível vertebral, como em articulações como a do joelho e tornozelo. É um exemplo de cinesioterapia passiva, onde o paciente tem que estar totalmente relaxado.

A partir disso, o fisioterapeuta pode optar por priorizar movimentos ativos ou passivos durante o protocolo, potencializando os resultados do indivíduo.

Movimento ativos

São os voluntariamente reproduzidos pelo paciente, sem que a assistência do profissional seja essencial. Os movimentos ativos são principalmente recomendados quando a pessoa já possui segurança na execução e amplitude de contrações.

Trabalham a capacidade de extensão dos movimentos;
Aumentam a flexibilidade;
Aprimoram a coordenação motora;
Desenvolvem a resistência e a força muscular;
Maximizam o desempenho do sistema circulatório e motor.

Movimentos passivos

São aqueles que requerem o auxilio do terapeuta durante a execução. São indicados quando a musculatura do paciente é frágil e não há segurança na execução. Casos de pós-operatório ou de inflamações locais sugerem esse tipo de movimentação.

Melhoram a circulação;
Resguardam as articulações;
Estimulam e condicionam tecidos moles;
Aguçam a noção do movimento.

Qualquer desordem de movimento com origem musculoesquelética pode ser tratada com cinesioterapia. A técnica é excelente para reduzir dores musculares (inclusive eliminando toxinas que reforçar a sensação de desconforto), reajustar a musculatura e corrigir problemas de postura.

Dentre as principais causas de encaminhamento à terapia, estão:

  • As lesões em ligamentos, tendões e músculos;
  • Os bloqueios articulares;
  • A perda funcional dos movimentos;
  • A hipotrofia muscular.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.