Como a mobilização neural atua no Sistema Nervoso?







A mobilização neural tem como principal campo de atuação as interfaces mecânicas, que são as zonas de contato estreito entre os diferentes tecidos neural e conjuntivo. Estas zonas existem ao longo de todo o percurso de um nervo desde sua origem até a extremidade final, onde o mesmo pode estar mais hipomóvel ou mais fixo do que em outras zonas. A deformação mecânica e diminuição da mobilidade presentes no sistema nervoso são as causas que prejudicam a integridade do mesmo, e é exatamente nestes fatores que a mobilização neural atua

A principal função do Sistema Nervoso (SN) é a condução de impulsos; porém, esta é extremamente dependente da parte mecânica desse sistema e vice-versa. A interligação da função mecânica e fisiológica do SN foi reunida no termo neurodinâmica. Se esse sistema está apre sentando normalidade neurodinâmica, significa que suas propriedades mecânicas e fisiológicas estão normais. Quando a neurodinâmica está alterada, ocorre o que se denomina de Tensão Neural Adversa (TNA), que consiste numa resposta me cânica e fisiológica anormal quando a amplitude normal do SN e sua capacidade de alongamento são testadas .

Em qualquer local em que haja lesão do nervo, esta área será completamente afetada; pois haverá diminuição do fluxo axoplasmáti co, má distribuição da tensão e alteração da mi crocirculação. Este nervo torna-se suscetível a apresentar lesões ao longo de si mesmo, já que os nervos são capazes de suportar a primeira alteração, mas tornam-se insuficientes para re sistir a uma segunda lesão, prejudicando, assim, a condução elétrica nervosa. Assim, em locais onde há compressão do sistema nervoso existe uma tensão mecânica adversa deste tecido que afeta tanto a sua mobilidade global quanto a sua habilidade para transmitir tensão .

Muitos estudos comparativos vêm sendo feitos de forma a mensurar os resultados da fisioterapia convencional versus da utilização associativa da mobilização neural no tratamento de lombalgias, hérnias de disco e lesões por esforços repetitivos, demonstrando que a técnica reduz o tempo de reabilitação do paciente, promovendo qualidade de vida.

Quando ocorre um alongamento neural, os vasos sanguíneos são estrangulados comprometendo, assim, o fluxo intraneural e deteriorando a função nervosa. Se este alongamento for discreto, além dos limites de proteção por breve período, a função nervosa tende a voltar rapidamente ao normal. Entretanto, se a tensão sobre o nervo for severa ou sustentada por longo pe ríodo de tempo, as alterações na função nervosa serão permanentes .

A Mobilização Neural é um método de tratamento do tecido nervoso que utiliza técnicas de terapia manual aplicada pelo Fisioterapeuta com a finalidade de recuperar o movimento ativo e passivo por meio da melhora da elasticidade do tecido. Conheça o curso Mobilização Neural da Voll, que é excelente para saber mais sobre essa técnica. Clique aqui!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.