Objetivos da Fisioterapia na Cirurgia Cardíaca Pediátrica







A fisioterapia no período pré e pós-operatório está indicada em cirurgia cardíaca pediátrica com o objetivo de reduzir o risco de complicações pulmonares (retenção de secreções pulmonares, atelectasias e pneumonias) [5], bem como tratá-las, pois contribui para a ventilação adequada e o sucesso da extubação

As principais complicações pulmonares pós-cirurgia cardíaca pediátrica geralmente são: atelectasia, pneumonia, derrame pleural, pneumotórax, hipertensão pulmonar, hemorragia pulmonar e paralisia diafragmática, sendo as duas primeiras alterações mais frequentes.

Coleção de Manuais de Fisioterapia da Sanar Saúde

Nesse contexto, o fisioterapeuta tem sido solicitado na equipe multidisciplinar em saúde de alguns serviços, nos períodos pré, peri e pós-operatório, para melhorar o quadro clínico do paciente, prevenir e recuperar complicações pulmonares, auxiliar na reabilitação social, reduzir os efeitos deletérios provenientes da cirurgia e da restrição ao leito.). Também existe uma tendência à melhora do volume corrente expiratório, da complacência e resistência pulmonar, e redução do tempo de internação hospitalar.

Determinar ou eleger a intervenção fisioterapêutica adequada ao paciente pediátrico, seja no pré, peri ou no pós-operatório, exige do fisioterapeuta conhecimento da fisiopatologia da cardiopatia em questão, além de clara compreensão da anatomia, do tipo de cirurgia, reparadora ou paliativa, e da condição clínica do paciente. Baseado no conhecimento e na análise dessas informações, o fisioterapeuta consegue abordagens mais efetivas.

Existem poucos estudos prospectivos atuais envolvendo a fisioterapia no período pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica, principalmente aqueles que abordem a eficácia, efeitos adversos e peculiaridades do tratamento fisioterapêutico em crianças. Com isso, faz-se necessário que um maior número de pesquisas experimentais seja realizado com amostras significativas, com o objetivo de embasar cientificamente o benefício da fisioterapia no pré e pós – operatório de cirurgia cardíaca pediátrica.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.