Tratamentos para o Melasma







Melasma é um distúrbio crônico caracterizado por manchas escuras (acastanhadas) na pele. Ocorre principalmente no rosto e podem se apresentar simétricas nos dois lados da face, mas pode acometer outras áreas do corpo também, como braços, colo e costas (áreas mais expostas ao sol).

O Melasma é mais frequente em mulheres, podendo acometer cerca de 10% dos homens. Quando as manchas aparecem durante a gravidez, se dá o nome de CLOASMA. Alguns casos de cloasmas, quando a gestante não se expõe ao sol, ele pode desaparecer espontaneamente após a gestação, são casos mais raros e após a gravidez desaparecem. No caso, do melasma causado por anticoncepcional, o dermatologista e ginecologista devem trabalhar em conjunto para adequar a dosagem do medicamento, dessa forma o melasma desaparece!

As causas do Melasma podem ser por fatores genéticos, alterações hormonais como na gestação ou uso de anticoncepcionais, ou longas exposições solares, entre outros fatores.

Os tratamentos para o Melasma podem ser feitos através de substâncias despigmentantes aplicadas diretamente na pele.

É fundamental o uso de protetores solares potentes sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV, como o dióxido de titânio.

A melhor maneira de evitar o melasma é cuidar da pele. Mas, se você já possui manchas, há diversos tratamentos para você escolher e realizar.
Abaixo, algumas medidas que podem ajudar:

Laser de CO2 Fracioando

O Laser de CO2 Fracionado da marca Deka, é um das tecnologias mais modernas para tratar o melasma, antigamente o Laser piorava o melasma, por isso era descrito como um tratamento ineficiente, pois ele esquentava o rosto do paciente e causava o efeito rebote do melasma (melhora inicial e piora da mancha posteriormente). No entanto, esse tratamento deve ser realizado por profissionais capacitados e em clínicas com credibilidade, não pense que qualquer Laser de CO2 poderá tratar o melasma, ele precisa ser frio. Por isso investigue a tecnologia do Laser de CO2 antes de realizar o tratamento e realize um tratamento eficiente.

Peeling Ultrassônico

É um tratamento indolor e limpa a pele rapidamente, proporciona segurança sobre a pele sensível e de rica vascularização. Emulsiona e remove o sebo da pele, tornando eficaz no tratamento da acne e preparando a pele para a despigmentação com ácidos.

Microdermoabrasão – Peeling de Diamante

É uma técnica que utiliza a famosa "caneta diamantada" acoplada em um aparelho de vácuo que proporciona a esfoliação da pele, também facilitando a permeação de despigmentantes.

LED – Luz Emitida por Diodo

A emissão de fótons é feita pelo encapsulamento de um diodo submetido à uma corrente elétrica. E atua com a luz azul para proporcionar tratamentos efetivos para o Melasma, pois a luz azul auxilia na penetração de princípios ativos despigmentantes.

Microagulhamento

O microagulhamento também pode ser usado para a realização do rejuvenescimento facial e, também, na ajuda da permeação de princípios ativos como a Vitamina C. Mas não é uma técnica avançada como o Laser de CO2 Frio.

O melasma não tem cura, mas tem tratamento, é um distúrbio que podemos tratar para diminuir seus sinais aparentes, porém toda e qualquer exposição a mínimos raios solares é capaz de estimular o seu surgimento ou reaparecimento.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.