Dry Needling deve ser utilizado na Fisioterapia





Embora o Dry needling não seja um tratamento exclusivo da profissão de fisioterapia, já que pode ser praticado por qualquer profissional qualificado e devidamente treinado, é uma técnica que pode ser bem utilizada pelos fisioterapeutas.

O COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), por meio do Acórdão nº 481, considerou o fisioterapeuta apto à utilização de dry needling. Para o colegiado do Conselho Federal, a técnica pode ser considerada como um segmento das áreas da Fisioterapia Manual, Musculoesquelética e Manipulativa e, portanto, de interesse dos profissionais.

Na prática clínica, as evidências reforçam o papel do dry needling aplicado a curto prazo para analgesia, aumento do limiar de dor à palpação, e melhora de função para pacientes com dor musculoesquelética.

O fisioterapeuta irá primeiro analisar suas queixas por meio de uma avaliação física específica. Depois, é realizado um exame local nos músculos. Especificamente, é localizado os pontos gatilho para ser realizado o tratamento e relaxar os músculos.

É importante utilizar o dry needling  dentro do raciocínio clínico no atendimento ao paciente. Somos respaldados cientificamente a usá-lo para diminuir os desconfortos relacionados às disfunções musculoesqueléticas e assim, permitir intervenções fisioterapêuticas ativas com o objetivo de ganhos funcionais e redução de incapacidade do paciente.

Eu tenho um curso com ótimo custo x benefício, que tem conteúdo maravilhoso sobre essa técnica.  No  Curso Dry Needling da Inaesp , você aprenderá a realizar uma avaliação de dor referida miofascial a fim de obter de forma precisa a localização dos pontos gatilhos para o fechamento de um diagnóstico preciso, proporcionando um critério eficiente no programa de controle da dor referida do seu cliente. Aprenderá  também fazer toda metodologia do agulhamento miofascial com raciocínio clínico que levará seu paciente a resultados instantâneos e eficientes. Clique aqui e saiba mais



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.