Fisioterapeuta é essencial na recuperação de atletas






A fisioterapia esportiva é uma área da fisioterapia convencional focada na recuperação de atletas e de praticantes de exercícios físicos. O objetivo é prevenir e tratar as lesões causadas pelo desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular.

A avaliação fisioterapêutica permite a identificação de alterações posturais, musculares ou de qualquer fator que possa vir a prejudicar o paciente. Com essa identificação, o fisioterapeuta pode traçar a melhor conduta para alcançar os objetivos.

Desvios articulares, por exemplo, sejam eles em coluna,  quadris,  joelhos ou ombros, devem ser investigados e corrigidos adequadamente para execução do ato esportivo. 

O acompanhamento com fisioterapeutas quando se pratica um esporte com regularidade é fundamental na reabilitação de atletas. Esses profissionais são treinados para trabalhar força muscular, potência, flexibilidade, resistência, equilíbrio, propriocepção e até mesmo desempenho cardiovascular. 

De lesões leves a graves, sua participação nos cuidados com o dia a dia no atleta, em especial durante o treinamento, são cruciais. 

A fisioterapia desportiva funciona por meio de programas individuais. O tratamento será planejado e pensado segundo as necessidades de cada paciente, levando em conta suas condições e limites.

O fisioterapeuta esportivo é responsável por realizar o diagnóstico clínico da lesão e propor exercícios para a sua recuperação funcional e o retorno à prática do esporte. Também identifica, por meio de exames específicos, as propriedades fisiológicas, biofísicas e biomecânicas do tecido musculoesquelético para analisar a gravidade da lesão e realizar as intervenções terapêuticas necessárias.

A duração dos tratamentos pode variar, geralmente, o período de recuperação pós traumático depende de longos prazos de cicatrização, requerendo um tempo de afastamento, muitas vezes completo, de suas atividades normais.

Um dos maiores desafios desse profissional é estabelecer a conduta clínica que não comprometa o desempenho físico já adquirido do atleta — e prever o retorno às atividades desportivas sem prejuízo clínico.

É o fisioterapeuta que acompanha o dia a dia do atleta, garantindo sua segurança enquanto estes trabalham para obter um melhor desempenho no esporte. 

Além disso, em casos de lesões, eles oferecem todo o suporte necessário, desde os primeiros socorros à reabilitação. 

De maneira geral, a fisioterapia para atletas vem acompanhada de diversos benefícios, tanto para pacientes saudáveis quanto lesionados.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.